Eto’o é INVESTIGADO pela polícia de Camarões por manipulação de jogos
Presidente da Federações de Camarões não se pronunciou sobre
O ex-atacante Samuel Eto’o, que brilhou em sua carreira no futebol, está envolvido em uma grande polêmica. Hoje em dia, ele é presidente da Federação de Futebol de Camarões (FECAFOOT).
De acordo com informações na mídia, ele estaria sendo alvo de uma investigação por parte da polícia de Camarões. O mandatário teria manipulado resultados de jogos. As informações foram publicadas na última quinta-feira (28), no jornal The Guardian.
O que se sabe sobre?
O jornal inglês acessou um documento da polícia de Camarões, em que tem mais detalhes sobre a investigação de um possível “abuso de autoridade e corrupção” por parte do jogador. Eto’o, que brilhou em suas passagens pelo Real Madrid, Barcelona, Inter de Milão e Chelsea, se aposentou em 2019 – dois anos depois assumiu a presidência da federação de futebol de Camarões.
Samuel Eto’o estaria sendo acusado de ter ajudado na manipulação de alguns jogos da segunda divisão do campeonato nacional de Camarões. Tudo teria ocorrido em julho deste ano. No mês, o portal Camfoot revelou uma conversa interceptada entre o ex-jogador e o presidente do clube Victoria United, Valentine Nkwain.
Na conversa com o mandatário do clube, Eto’o teria feito uma promessa de que o Victoria United subiria de divisão com os combinados entre os dois. O ex-jogador e Valentine Nkwain negam esse suposto acordo.
Polícia investiga
Segundo informações do The Guardian, os investigadores da polícia de Camarões já teriam começado a investigar várias testemunhas sobre o caso. Além disso, a polícia também estaria analisando mais acusações de suposta corrupção na federação do futebol do país. Isso poderia, inclusive, envolver até 40 pessoas.
Nos últimos dias, um grupo de representantes do futebol de Camarões também acionou a Fifa, a fim de que medidas contra Samuel Eto’o sejam tomadas. A intenção é de que o presidente da federação será removido do cargo.
Dessa forma, os dirigentes teriam escrito uma carta para o presidente da entidade máxima do futebol, Gianni Infantino. Além disso, Patrice Motsepe, mandatário da Confederação Africana de Futebol, a CAF, também recebeu notas com protestos contra a série de incidentes que vem sendo protagonizado pelo ex-jogador.
Controverso
Desde que assumiu a federação de Camarões, Eto’o vem sendo bastante controverso. Por exemplo, o ex-jogador teve a aprovação para o aumento do seu mandato. Ou seja, ao invés de ficar quatro anos no cargo, ficará sete. Ele será o dirigente máximo do futebol do país até 2028. Ele poderá concorrer à reeleição, podendo ficar no cargo até 2035.
Além disso, recentemente, na convocação dos 26 jogadores da Copa do Mundo de 2022, o técnico Rigobert Song estava lendo a lista de convocados, mas errou a pronúncia de Souaibou Marou, jovem atacante do Coton Sport FC. A dificuldade do técnico em ler os nomes teria levantado suspeitas de que a lista tenha sido montada por Eto’o.
Na Copa do Mundo, Embolo garantiu a classificação da Suíça diante Camarões. Porém, o jogador é natural do país de Eto’o e se naturalizou para atuar pela seleção europeia. Porém, a alegação é de que não atuou pela seleção de Camarões, pois havia uma obrigação de ter contrato com uma agência do presidente da federação – fator que vem afastando diversos outros jogadores.
Na Copa ainda, o goleiro titular da seleção, André Onana, foi dispensado. O motivo seria um suposto desentendimento sobre o seu estilo de jogo. Afinal, o defensor gostar de sair jogando pelo chão, enquanto o técnico prefere ligação direta. Com isso, os dois discutiram, não chegaram a um acordo, e o jogador voltou mais cedo para casa.