Dono do Newcastle, grupo da Arábia Saudita está de olho e quer comprar outro gigante europeu

Especialistas estariam de olho na possível negociação

De acordo com informações do jornal britânico Independent, um grupo ligado ao Fundo Público de Investimentos da Arábia Saudita (PIF) estariam de olho na possibilidade de compra de um clube europeu. Segundo a publicação, este grupo já definiu seus alvos. Com isso, mais uma SAF pode movimentar o futebol mundial.

Os donos do Newcastle, da Inglaterra, estão analisando a possibilidade de adquirir dois clubes: Valencia, da Espanha, e Olympique de Marselha, da França. O principal motivo para os clubes estarem na mira é a semelhança “em tamanho” com o time inglês, adquirido pelo PIF no final de 2021.

Não seria agora

O jornal, porém, destacou que o Fundo de Investimentos Público ainda não tem planos de realizar qualquer aquisição por agora. O grupo já possui diversos times em seu leque. Além do Newcastle, da Inglaterra, são donos de Al-Nassr, Al-Hilal, Al-Ittihad e Al-Ahli, todos da Arábia Saudita.

Diante do possível interesse do PIF em mais um clube da Europa, os intermediários ligados ao governo estariam assumindo as negociações do assunto. Porém, ainda está em fase inicial, com muita pesquisa e análises sobre a provável aquisição do grupo.

Valencia e Olympique

De acordo com a publicação do jornal britânico, Valencia e Olympique chamam bastante atenção do grupo. Isso porque, assim como o Newcastle, os clubes também têm um legado histórico no futebol de seus países e europeus. Porém, isso não está sendo refletido nos seus desempenhos atuais nas ligas nacional.

Dessa maneira, segundo o Independent, por conta dos desempenhos dos times, há uma margem para investimentos da Arábia Saudita. Com isso, o grupo analisa a possibilidade de realizar mais uma aquisição. Valor sequer foram citados pelo jornal britânico.

Sabendo disso, o Valencia aparenta ser o mais atraente para os investidores. Um dos principais motivos para isso é a posição do clube na Liga Espanhola, que possui grande visibilidade no mundo todo.

No entanto, o dono do time, Peter Lim, estaria bastante relutante sobre a venda do clube. Ele, porém, pretende esperar que a equipe tenha um novo estádio. Com isso, então, seria mais fácil para o PIF optar pelo time francês.

Newcastle

Recentemente, o Newcastle foi adquirido por esse mesmo fundo de investimentos da Arábia Saudita. Com isso, o time tornou-se um dos grandes milionários do futebol europeu. Os valores nunca foram divulgados. No entanto, segundo especulações da imprensa britânica, as cifras ficaram em torno dos 300 milhões de libras (cerca de R$ 2,2 bilhões).

Para a aquisição, o PIF precisou de uma aprovação da Premier League. Para que houvesse a negociação ainda, os sauditas precisaram entrar em um acordo com a emissora beIN Sports, do Catar. Todos os tramites levaram um longo tempo para serem concluídos, sendo finalizados em outubro de 2021.

Com o alto investimento vindo da Arábia Saudita, o Newcastle, time de Bruno Guimarães, vem tendo bons desempenhos. Os ingleses, por exemplo, estão disputando a Champions League. Atualmente, são líderes do Grupo F e até mesmo golearam o PSG, na última rodada, por 4 a 1. Na Premier League, o time está em 8º lugar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.