Diretor do Barcelona IRONIZA Vini Jr e fala sobre racismo: “Não é racismo”
O diretor do clube logo apagou a publicação
Faltam poucos dias para o El Clásico, duelo entre Real Madrid e Barcelona, mas uma polêmica vem causando. Isso porque um dirigente do Barça usou as redes sociais para ironizar e criticar Vinícius Junior, atacante do clube merengue.
Miguel Camps, porta-voz adjunto da diretoria do Barcelona, usou seu perfil no X (antigo Twitter) para atacar o atacante brasileiro após um lance na vitória, por 2 a 1, diante o Braga. O jogo aconteceu nesta terça-feira (24), pela Champions League.
O que disse Miguel Camps?
Em seu perfil oficial, Camps afirmou que Vini Jr merecia ser agredido por ser “palhaço”, muito por conta das suas atuações dentro de campo. A publicação não pegou nada bem para o membro da diretoria do clube.
“Não é racismo, ele merece um tapa na cara por ser palhaço e vacilão, o que representam aquelas pedaladas desnecessárias e sem sentido no meio do campo?”, escreveu Camps.
A publicação aconteceu logo após Vini parar no lado esquerdo do campo e dar pedaladas parado diante da marcação de Serdar Saatço, jogador do Braga. Na sequência do lance, o atacante deu um passe para o lado.
Mais um ataque de Camps
Essa não foi a primeira vez que o diretor do Barcelona usou as redes sociais para falar sobre os casos de racismo envolvendo Vini Jr. Miguel é o sócio 33.976 do Barcelona. Recentemente, o porta-voz adjunto da diretoria do clube catalão respondeu uma publicação do jornalista Fabrizio Romano, que repercutiu o posicionamento do atacante brasileiro após sofrer racismo no jogo contra o Sevilla.
Na publicação, que Camps decidiu não deletar, o homem ataca as provocações feitas por Vini Jr em campo. “Não há espaço para racismo e nem espaço para provocações, concentre-se nas suas habilidades, cara, você tem”, escreveu o diretor do Barcelona.
Vale destacar que o Barcelona e o Real Madrid ainda não se manifestaram sobre a publicação de Camps. No entanto, o assunto foi manchetes nos principais veículos da Espanha e deve ser repercutido nos próximos dias. Os times se enfrentam no sábado (28), às 11h15 (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Montjuic, em Barcelona.
Pronunciamento de Vini
Na partida diante o Sevilla, em partida válida pelo Campeonato Espanhol, o jogador foi vítima de atos racistas. Após o confronto, o jogador se pronunciou sobre o assunto.
“O rosto do racista de hoje está estampado nos sites como em várias outras vezes. Espero que as autoridades espanholas façam sua parte e mudem a legislação de uma vez por todas. Essas pessoas têm que ser punidas criminalmente também. Seria um ótimo primeiro passo para se preparar para a Copa do Mundo de 2030. Estou à disposição para ajudar. Desculpem parecer repetitivo, mas é o episódio isolado número 19. E contando…”, afirmou ele.
Logo depois, o jogador recebeu um vídeo de uma criança, torcedora do Sevilla, que imitava um macaco para se referir ao jogador. “Infelizmente, tive acesso a um vídeo com outro ato racista na partida deste sábado, dessa vez praticado por uma criança. Lamento muito que não haja ninguém para educá-la. Eu invisto, e invisto muito, na educação no Brasil para formar cidadãos com atitudes diferentes dessas”, disse Vinicius.