Cruzeiro: Ronaldo destaca erros e define perfil de treinador para 2024

O gestor da SAF comentou sobre o futuro do clube

O Cruzeiro enfrentou uma batalha contra o rebaixamento. Ao longo da temporada, o time teve quatro treinadores ao longo da temporada de 2023: Paulo Pezzolano, Pepa, Zé Ricardo e Paulo Autuori. O desdobramento do ano não correspondeu às expectativas de Ronaldo, que reconheceu falhas.

Em entrevista ao jornalista Samuel Venâncio, Ronaldo afirmou que o Cruzeiro enfrentou dificuldades nas contratações e em determinadas situações ao longo da temporada. Ele destacou a demissão de Pepa no início do segundo turno do Campeonato Brasileiro como o principal equívoco.

O que disse Ronaldo?

Segundo Ronaldo, o time mineiro não teve sorte ao longo da temporada, com muita lesões. “Acho que a gente não contou com muita sorte ao longo da temporada. Tivemos muita lesões. Algumas das nossas contratações não entregaram o que esperávamos”, comentou o gestor.

“As faltas de gol esse ano foi algo que não podemos prever, que artilheiros consagrados por todos os clubes tivessem uma crise de gols tão grande que a gente teve”, disse ele.

Ronaldo destacou que a troca frequente de técnicos não fez parte do planejamento. “Quatro treinadores no ano não é o que eu planejo para meu clube, para minha gestão. Mas, a gente enfrentou esse problema desde o início do ano, com a saída do Pezzolano. Ele chegou no limite de saída de mental na decisão dele de sair, e depois com o Pepa”, explicou.

“A gente começou bem, o estilo de jogo nos agradou muito, o treinamento, mas em algum momento achamos que não ia aguentar muito naquela situação, e eu acho que esse é um dos principais erros”, destacou o gestor.

Reforços e investimento para a próxima temporada

Ronaldo já destacou que não gastará rios de dinheiros para a próxima temporada. De acordo com o dirigente do Cruzeiro, a estratégia para a temporada de 2024 envolve a busca por reforços específicos para aprimorar o elenco.

“Esse ano, nosso orçamento aumenta, e o foco e prioridade é reforçar o nosso elenco. (O time) terminou o ano jogando de maneira boa e competitividade. Vamos ter reforços pontuais para reforçar o time”, comentou Ronaldo.

“Depois da reformulação, de 25 jogadores novos, o time tem uma certa maturidade. Temos só que melhorar esse elenco, com algumas peças importantes. Tenho certeza que ano que vem vai ser melhor do que esse ano”, explicou ele.

“O Cruzeiro é um clube gigante que tem que lutar por títulos. Logicamente, a gente entende o processo que estamos passando de reconstrução, mas é para estar competindo, na primeira página da tabela, com possibilidade e Libertadores”, completou Ronaldo.

Treinador para 2024

Quando questionado sobre o perfil do treinador procurado, o proprietário da SAF afirmou que o Cruzeiro está considerando candidatos estrangeiros, como os argentinos Fernando Gago e Gabriel Milito. Apesar de Thiago Carpini, com contrato com o Juventude, também ter sido mencionado, Ronaldo destacou que a nacionalidade não é o único critério determinante na escolha.

“Estamos conversando com muita gente. A gente tá conversando e tem que dar um “match” total. Não é só ser estrangeiro que chancela para ser treinador. Tem que agradar e ter a filosofia de jogos que a gente tá buscando. (…) Não tem essa pressa. Logicamente é um peça importante, mas com tranquilidade e dever de responsabilidade de saber que temos tempo suficiente para tomar decisões”, finalizou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.