Cruzeiro: Ronaldo abre o jogo sobre possibilidade de vender a SAF
Gestor admite erros de gestão em 2023
A principal movimentação do Cruzeiro nesta janela é contratar um técnico para 2024. O clube terminou a temporada com Paulo Autuori como interino e teve quatro treinadores neste ano.
Apesar disso, Ronaldo, gestor do clube, afirmou que não tem pressa em fechar com o novo comandante. Diante disso, ele comentou sobre a saída de Pepa.
O que disse Ronaldo?
Em entrevista ao jornalista Samuel Venâncio, Ronaldo comentou sobre as notícias que circulam na mídia. Segundo ele, o Cruzeiro levará o tempo necessário para achar um bom nome.
“Ao contrário do que eu tenho visto na imprensa, nós não temos essa pressa toda, como eu tenho visto. A gente vai levar o tempo que levar para acertar na escolha e, a partir daí, atacar o mercado que temos mapeados com a posição que a gente acha que temos que reforçar”, disse.
Nomes para assumir o Cruzeiro
Ainda sobre treinador, o dono da SAF foi questionado se o perfil buscado é, realmente, de um estrangeiro. O clube iniciou negociações com os argentinos Fernando Gago e Gabriel Milito. Apesar de ter contrato com o Juventude, o nome de Thiago Carpini foi comentado na Toca da Raposa. Para Ronaldo, ser estrangeiro não define totalmente a escolha.
“Estamos conversando com muita gente. A gente tá conversando e tem que dar um “match” total. Não é só ser estrangeiro que chancela para ser treinador. Tem que agradar e ter a filosofia de jogos que a gente tá buscando. (…) Não tem essa pressa. Logicamente é um peça importante, mas com tranquilidade e dever de responsabilidade de saber que temos tempo suficiente para tomar decisões”, disse ele.
Vender a SAF
Ronaldo afirmou que não descarta vender a SAF do Cruzeiro, assim como o Valladolid, time espanhol que tem o ex-atacante como acionista. Segundo o gestor, ele ainda tem prazer em se dividir entre os dois clubes, mas afirma que vender é uma possibilidade.
A declaração foi dada ao ser questionado sobre a relação com o empresário cruzeirense Pedro Lourenço. Pedrinho, como é conhecido, possui uma rede de supermercados e vem sendo parceiro do clube há anos.
“Não agora, mas num futuro, não garanto que vou ficar para sempre no Cruzeiro. Tenho um carinho enorme pelo que a gente está fazendo e pelo clube. Com certeza não vou ficar para sempre, e o Pedrinho vai ser o primeiro cara falado, consultado (sobre comprar a SAF)”, comentou Ronaldo.
“Está longe ainda, mas Pedrinho estando perto me dá a garantia. Vai chegar o momento que o Cruzeiro vai precisar de um passo a mais, e o Pedrinho é esse cara”, afirmou ele.
“Tem sido desgastante demais indo de um lado para o outro, mas por enquanto ainda tem me dado prazer ter os dois (Cruzeiro e Valladolid), mas o futuro não sei te dizer, por enquanto ainda tenho o prazer de administrar os clubes”, completou Ronaldo.
Erros
O Cruzeiro enfrentou a luta contra o rebaixamento e teve quatro técnicos na temporada de 2023: Paulo Pezzolano, Pepa, Zé Ricardo e Paulo Autuori. O desenrolar do ano não foi o esperado por Ronaldo, que admitiu erros. O gestor afirmou que o Cruzeiro não teve sorte nas contratações e em algumas situações ao longo da temporada.
A demissão de Pepa, no começo do segundo turno do Campeonato Brasileiro, foi citada por Ronaldo como o principal erro. “Acho que a gente não contou com muita sorte ao longo da temporada. Tivemos muita lesões. Algumas das nossas contratações não entregaram o que esperávamos. (…) As faltas de gol esse ano foi algo que não podemos prever, que artilheiros consagrados por todos os clubes tivessem uma crise de gols tão grande que a gente teve”, completou.