Cruzeiro: Gabriel Grando perde espaço com chegada de Cássio
Goleiro pode ficar de fora da Sul-Americana
No dia 19 de abril, Gabriel Grando foi anunciado pelo Cruzeiro com o intuito de competir pela posição de titular. No entanto, em apenas um mês, a situação se alterou drasticamente.
Dessa maneira, ainda sem ter feito sua estreia, o goleiro viu Anderson ganhar sequência no time titular. Enquanto isso, o clube buscava a contratação de Cássio para ser uma das referências da equipe sob a nova direção.
Dessa maneira, com essa mudança de cenário, Grando corre o risco de nem sequer ser inscrito pelo Cruzeiro na Copa Sul-Americana.
A busca do clube por um goleiro
Desde que Pedro Lourenço assumiu como acionista majoritário da SAF do Cruzeiro, foi diagnosticado que a posição de goleiro era uma das prioridades para o mercado de julho. O clube buscava um jogador experiente e vencedor para a posição, e por isso acertou a contratação de Cássio, que estava na reserva e em reta final de contrato no Corinthians.
Com isso, Cássio chega ao Cruzeiro com status de titular, mesmo que Anderson tenha a confiança da comissão técnica e esteja em uma fase de crescimento. Dessa forma, Gabriel Grando passará a ser a terceira opção para o setor.
A situação de Grando no clube
Atualmente, Grando é o reserva imediato de Anderson, mas só ficou à disposição da comissão técnica contra o Atlético-GO. Isso se deve ao fato de ele não estar inscrito na Conmebol Sul-Americana, o que provavelmente será mantido pelo menos até as oitavas de final. Atualmente, além de Anderson, estão inscritos os goleiros Léo Aragão, Otávio, Marcelo (todos da base) e Rafael Cabral, que será substituído por Cássio.
O Cruzeiro está ativo no mercado e planeja buscar pelo menos cinco jogadores na janela do meio do ano. Este é exatamente o número de alterações que o clube poderá fazer em caso de classificação direta para as oitavas de final.
O período para realizar alterações na lista se estende até o dia 9 de agosto, mais de um mês após a abertura oficial da janela de transferências. O Cruzeiro está empenhado em buscar reforços, e a expectativa é chegar a essa data com a maioria dos nomes já anunciados e prontos para serem utilizados.
Os cenários
Considerando a questão da inscrição na Sul-Americana, o cenário seria mais favorável para Grando caso o time disputasse a repescagem das oitavas de final da competição. Isso porque os times nesta fase terão a oportunidade de fazer cinco substituições, além de mais cinco em caso de avanço posterior às oitavas. As substituições para os playoffs vão até 12 de julho, cinco dias após a abertura da janela de transferências.
Além disso, cada clube também tem a possibilidade de inscrever mais seis jogadores ao longo da competição, sendo três antes das quartas de final e mais três antes da semifinal.
Gabriel Grando, assim como qualquer outro goleiro, também pode ser inscrito em caso de lesão grave comprovada de um companheiro de posição. Nesse caso, a substituição pode ser feita a qualquer momento da competição, mediante comprovação da junta médica da Conmebol, e será definitiva.