Cristiano Ronaldo discute com Daronco no Campeonato Saudita

Cristiano Ronaldo discute com Daronco – O craque português discordou da marcação do árbitro brasileiro na vitória do Al-Nassr nesta sexta-feira. 

Cristiano Ronaldo discute com Daronco

O Campeonato Saudita segue seu calendário e, nesta sexta-feira, a equipe de CR7 entrou em campo contra o Al-Ahli. Entretanto, como mandantes, fizeram o trabalho de casa e venceram por 4 a 3 os adversários. Durante a partida, Cristiano Ronaldo discute com Daronco após discordar de uma marcação do árbitro. 

Enfim, o craque português foi muito bem na vitória contra o rival, marcando dois gols, como Anderson Talisca. Os gols foram decisivos na vitória do Al-Nassr, que viu a equipe visitante quase empatar o jogo. 

Atualmente, Cristiano Ronaldo é o artilheiro do Campeonato Saudita, com nove gols marcados até aqui. Além disso, foi responsável por quatro assistências para a equipe nesta temporada da competição. 

Daronco, um dos principais árbitros do Brasil, fez sua estreia na Arabia Saudita nesta sexta-feira, (22). Na atual temporada, outros nomes já representaram o país, como Ramon Abbati Abel. 

Cristiano Ronaldo discute com Daronco no Campeonato Saudita
Cristiano Ronaldo discute com Daronco no Campeonato Saudita – Imagem: Reuters – Reprodução.

Lista de árbitros estrangeiros apitando na Arabia Saudita aumenta

A sexta-feira, (22), foi diferente para o árbitro brasileiro Daronco. Afinal, foi responsável por apitar um jogo intenso na Arabia Saudita, entre Al-Nassr e Al-Ahli. Essa foi a primeira partida que ele apitou no Campeonato Saudita. 

Em termos gerais, a presença de um brasileiro no apito pode causar estranheza nas pessoas, mas isso não é incomum na competição. A Liga está chamando a atenção do mundo após a chegada de diversos craques, como Cristiano Ronaldo, Sadio Mané, Firmino, entre outros. 

Então, há algum tempo, a competição sugere a internacionalização da arbitragem. Além de Daronco, Ramon Abbati Abel também esteve em um dos jogos da competição, apitando a vitória do Al-Hilal contra o Al-Ittifaq por 2 x 0. 

Segundo Wilson Seneme, chefe da comissão de arbitragem: “Esse processo já é realizado há alguns anos. A Arabia costuma convidar os árbitros estrangeiros para apitar os clássicos de lá”. Esse processo está ficando mais evidente agora. 

Veja também: Philippe Coutinho é anunciado como reforço de clube do Catar

CBF decide a “escala”

De acordo com Seneme, que já foi responsável por dirigir a comissão de arbitragem da Conmebol, a busca por árbitros sul-americanos pela Liga Saudita vem desde 2016. Afinal, assim como os brasileiros, o argentino Nestor Pitana também já apitou rodadas da competição. 

Além disso, outros nomes sul-americanos também estiveram no apito pela Liga, são eles: Jesus Valenzuela e Alexis Herrera (Venezuela), Wilmar Roldán (Colômbia) e Andrés Matonte (Uruguai). Os dois últimos já estiveram em partidas desta temporada. 

Enfim, até o ano passado, o convite chegava para a Conmebol com o nome do árbitro que deveria apitar a Liga Saudita. Entretanto, atualmente, a escolha fica a cargo das federações nacionais. 

Seneme explicou a situação: “Hoje a Liga Árabe entra em contato com a Conmebol para solicitar um árbitro, então a instituição informa de qual associação será o juiz e informa, no caso do Brasil, a CBF”. 

Então, a partir deste momento, a instituição entra em contato com a Arábia, e a escolha da arbitragem é feita pela CBF de acordo com a disponibilidade de escala. 

Veja também: Neymar fecha com o Al-Hilal da Arábia Saudita

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.