CRISE no Barcelona por evento fora do futebol

O time espanhol vive uma crise interna

O Barcelona vem enfrentando uma crise interna. Tudo seria causada por conta de uma série de folgas concedidas a alguns jogadores. O resultado disso seria uma sequência de resultados negativos.

Depois de conquistar uma vitória por 1 a 0 sobre o Atlético de Madrid, a equipe do Barça recebeu uma folga de dois dias, sendo elas na terça e quarta-feira. Durante esse tempo livre, alguns jogadores decidiram participar de uma corrida de kart.

No entanto, três dias depois, a equipe de Xavi sofreu uma derrota em casa para o Girona, atual líder do Campeonato Espanhol. Essas folgas acabaram levantando questionamentos por parte da diretoria em relação à postura dos jogadores.

Crise interna no Barcelona?

Na segunda-feira (11), ao anunciar os convocados para o confronto contra o Royal Antwerp, na Bélgica, o Barcelona havia deixado alguns jogadores de fora. Foram eles: Ronald Araújo, De Jong, Gundogan e Robert Lewandowski estiveram fora da lista.

Contudo, na terça-feira (12), após um pedido do presidente Joan Laporta e com a participação de Deco, diretor do clube, algumas alterações nessa decisão aconteceram.

Dos quatro mencionados, Araújo, Gundogan e Lewandowski foram incluídos na lista de convocados. Porém, a ausência de De Jong aconteceu por conta de um quadro gripal. Dessa forma, o departamento médico optou por vetá-lo, pensando em evitar o risco de contaminação dos demais companheiros.

O que pensa o Barcelona?

Na perspectiva da comissão técnica do Barcelona, não há qualquer razão para questionar as folgas. Dados foram analisados, revelando que nos últimos 84 dias, excluindo os períodos da Data Fifa, os atletas participaram de treinos em 57 dias, estiveram em campo por 19 dias e tiveram apenas oito dias livres.

No entanto, a crise no Barcelona ficou ainda mais grave. Apesar de estar classificado para o mata-mata da Liga dos Campeões, a equipe foi derrotada por 3 a 2 fora de casa, o que intensificou os questionamentos em relação às folgas dadas aos jogadores.

A preocupação, inclusive, só aumenta, uma vez que cada vitória na competição representa uma receita de 2,8 milhões de euros (aproximadamente R$ 15 milhões). Ou seja, o time teve uma perda de R$ 15 milhões na receita da Champions.

Xavi se pronunciou

Durante a entrevista coletiva realizada na última sexta-feira (15), o técnico Xavi comentou sobre o clima tenso que se instalou no ambiente do clube. O treinador, inclusive, solicitou uma postura mais positiva, pedindo mais respeito em relação aos temas veiculados pela mídia espanhola.

“Nós, culés, temos que ser mais positivos. Não podemos desistir na primeira curva. Esses jogadores são campeões de La Liga, merecemos respeito”, destacou o treinador, sem falar diretamente sobre o assunto.

Após a derrota, o Barcelona volta em campo neste sábado (16), às 17h (horário de Brasília). A partida, dessa vez, será diante o Valencia. Para o técnico Xavi, o time entra para o ‘tudo ou nada’. “O [jogo contra o Valência] é uma final. As más sensações – que são externas, não internas – acabam com a vitória no sábado”, destacou o técnico.

Agenda

  • Valencia x Barcelona, neste sábado (16), às 17h, pelo Campeonato Espanhol
  • Barcelona x Almería, na quarta-feira (20), às 15h, pelo Campeonato Espanhol
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.