Craque Wayne Rooney é DEMITIDO após 3 meses

Ídolo do Manchester United não consegue resultados bons e deixa o Birmingham próximo da zona de rebaixamento

Wayne Rooney, renomado ex-jogador e técnico inglês, teve sua breve passagem como treinador do Birmingham encerrada em menos de três meses. A demissão ocorreu nesta quarta-feira, em meio aos resultados insatisfatórios da equipe na Championship, segunda divisão inglesa. O desfecho se deu após a derrota para o Leeds por 3 a 0, em confronto fora de casa, na última terça-feira.

Craque Wayne Rooney é DEMITIDO após 3 meses

Desafios na Championship

Com John Eustace, o Birmingham escapou do rebaixamento na temporada 2022/23, quando era reconhecidamente um dos fortes candidatos à descida de divisão. Nesta temporada, o jovem técnico, de 44 anos, deixou o clube na 6ª posição.

A campanha com Eustace era de cinco vitórias, três empates e três derrotas em 11 jogos, com um saldo positivo de quatro gols. A saída do treinador aconteceu após uma vitória por 3 a 1, mas já era prevista e apenas questão de tempo, porque a chegada de Rooney era certa, apenas esperava o fim da temporada da Major League Soccer.

Ao assumir o Birmingham em meados de outubro, havia substituiu o treinador Eustace em um contrato de três temporadas, Rooney não conseguiu impulsionar a performance do time e ficou no cargo por apenas 83 dias.
Com 15 jogos pela segunda divisão inglesa, o treinador conquistou apenas duas vitórias, levando a equipe do sexto para o 20º lugar na tabela. Com duas vitórias, quatro empates e nove derrotas e uma sequência atual de cinco partidas sem vitória, o Birmingham se encontra apenas duas posições e seis pontos à frente da zona de rebaixamento, ocupada pelo Sheffield Wednesday, na tabela da Championship.

“Infelizmente, o tempo de Wayne conosco não foi como planejado e decidimos seguir em outra direção” – disse o CEO do Birmingham, Garry Cook.

“A busca por um sucessor começa com efeito imediato e informaremos os torcedores quando tivermos mais notícias” – finalizou.

 

Terceiro Trabalho como Técnico de Rooney

Essa foi a terceira experiência de Wayne Rooney como técnico. Inicialmente, ele iniciou sua carreira no Derby County, também na segunda divisão inglesa, com duas temporadas que culminaram no rebaixamento da equipe em 2022. Após deixar o DC United da MLS no ano passado, onde estava desde de julho de 2022. Ele rescindiu o contrato na época, após a vitória por 2 a 0 sobre New York City FC. O DC United não tinha mais chances de avançar aos playoffs da MLS.
Rooney assumiu o comando do Birmingham em 11 de outubro, mas os desafios persistiram, resultando na rescisão precoce de seu contrato.

“Futebol é um negócio de resultados – e eu reconheço que eles não estiveram à altura do que eu gostaria. No entanto, o tempo é a commodity mais preciosa para um treinador e eu não acredito que 13 semanas sejam suficientes para implementar as mudanças que eram necessárias” – declarou Rooney em um comunicado após sua demissão.

Wayne Rooney, ícone do Manchester United e do Everton, agora enfrenta um novo capítulo em sua jornada como treinador, com o desafio de superar as adversidades e buscar novas oportunidades no cenário do futebol inglês. Steve Spooner, treinador das categorias de base do clube, assume de forma interina. A equipe inglesa luta há 12 anos para voltar a Premier League, primeira divisão da campeonato Inglês.

Leia mais: Wayne Rooney dá forte declaração sobre consumo de álcool: “Bebia até quase desmaiar”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.