Copa do Mundo de 2030 será na Espanha, Portugal e Marrocos; Jogo de abertura acontecerá no Uruguai
Argentina e Paraguai também vão receber partidas da primeira rodada
Nesta quarta-feira (4), a Fifa anunciou um formato inédito para a Copa do Mundo de 2030. A competição acontecerá em três continente. As sedes principais serão Espanha, Portugal e Marrocos, países que ficam lado a lado.
Porém, o que chamou a atenção é que o jogo de abertura será em Montevidéu, no Uruguai. Essa é uma homenagem para a primeira edição da Copa, disputada em 1930. Jogos da primeira rodada também acontecerão na Argentina e no Paraguai.
Partidas na sequência
Após os primeiros jogos acontecerem na América do Sul, as demais partidas acontecerão nos países europeus e africano. A decisão foi tomada pelo Conselho da Fifa, nesta quarta-feira. Segundo o comunicado, o conselho “concordou por unanimidade” que a única candidatura para disputar a Copa do Mundo de 2030 seria entre os três países.
Dessa maneira, as três sedes serão ratificadas no Congresso da Fifa, no ano que vem. Isso depende do sucesso do processo de candidatura. A decisão dos jogos serem na América do Sul também foi aprovada.
“Num mundo dividido, a Fifa e o futebol estão se unindo. O Conselho da Fifa, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada”, começou Gianni Infantino, presidente da Fifa.
“Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos – Uruguai, Argentina e Paraguai – organizarão uma partida cada na Copa do Mundo de 2030. A primeira dessas três partidas será, obviamente, disputada no estádio onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário de Montevidéu, justamente para comemorar a edição centenária da Copa do Mundo”, concluiu ele.
Spoilers
Antes da informação ser oficializada pela Fifa, já havia sido tema de uma entrevista coletiva do presidente Alejandro Domínguez, mandatário da Conmebol. A Fifa pretendia anunciar a sede da Copa de 2030 apenas no ano que vem. Porém, Domínguez e o presidente da federação paraguaia de futebol, Robert Harrison, falaram abertamente que o Mundial será dividido.