Clubes Europeus de Olho em Zagueiro do Santos, mas Política do Clube Impede Negociações
O Santos se encontra na situação peculiar de ter um de seus defensores titulares na mira de clubes da Europa: o zagueiro Joaquim, contratado no início desta temporada. No entanto, o Peixe enfrenta uma restrição temporária para realizar negociações, devido a uma questão relacionada à política interna do clube.
De acordo com informações do Lance!, equipes da Rússia e da Itália demonstraram interesse recentemente em adquirir o atleta. A expectativa, de acordo com fontes próximas ao camisa 28, é que propostas oficiais possam surgir durante a próxima janela de transferências, em janeiro.
Explicação para a impossibilidade de negociar neste momento
O presidente do Santos, Andres Rueda, atualmente não tem autorização para dar andamento a negociações. Essa situação decorre do fato de que o clube se encontra nos últimos 90 dias da gestão do mandatário, e qualquer decisão relacionada a transferências de jogadores – tanto saídas quanto chegadas – requer a aprovação do Conselho Deliberativo.
As eleições para a presidência do Alvinegro Praiano estão programadas para ocorrer em dezembro deste ano, e tudo indica que Rueda não irá concorrer novamente.
Em 2023, o Krasnodar, da Rússia, manifestou interesse em Joaquim e chegou a apresentar propostas para contratá-lo. Entretanto, a negociação não evoluiu, e o Santos também manteve conversas com o mesmo clube para tentar adquirir o zagueiro paraguaio Junior Alonso.
Joaquim, titular e versátil, já que também atua como lateral-direito, foi adquirido por cerca de R$ 17 milhões junto ao Cuiabá no início do ano. Suas principais características incluem velocidade, explosão e habilidades defensivas. Até o momento, ele acumula 28 partidas na temporada, com um gol marcado e três assistências.