Clubes desistem de disputar CAMPEONATO BRASILEIRO, sabia o motivo
O Campeonato Brasileiro Série D pode ser a porta de entrada do futebol nacional para muitos clubes. No entanto, nem sempre as equipes classificadas aceitam este convite, e quase sempre pelo mesmo motivo. Este foi o caso de três equipes de Minas Gerais.
Os desistentes do Campeonato Brasileiro e a razão
Minas Gerais contará com quatro representantes na quarta divisão do Campeonato Brasileiro 2024. Inicialmente Ipatinga, Villa Nova e Democrata, que haviam conquistado a vaga pelo Campeonato Estadual, além do Pouso Alegre, rebaixado na Série C do ano passado.
Porém, uma série de desistências, todas com a mesma motivação, fez com que outras equipes herdassem as vagas. Essa decisão inclusive levou até mesmo time que havia sido rebaixado no Campeonato Mineiro a disputar a Série D.
Os dois primeiros a desistir foram Democrata-GV e Villa Nova. Assim, a Federação Mineira de Futebol (FMF) seguiu a ordem de classificação do Módulo I de 2023 para definir as equipes restantes. O Patrocinense, 10º colocado no torneio no ano passado, aceitou o convite.
A última vaga iria para a Caldense, que terminou o Mineiro de 2023 em 11º e caiu para o Módulo II. Contudo, a equipe também optou por não entrar no torneio. Assim, quem herdou a vaga foi o Democrata-SL, lanterna do último Estadual, que aceitou disputar a Série D 2024.
Para todas as desistências o motivo é o mesmo, falta de verbas para arcar com os custos da competição.
As justificativas
As três equipes emitiram comunicado lamentando não participar do Campeonato Brasileiro. Confira o que cada clube comentou sobre a ausência na Série D.
- Villa Nova
“Infelizmente, não viabilizamos os recursos financeiros necessários para honrar com todos os compromissos que a Série D do Brasileiro exige. Por isso, mantendo nossa responsabilidade com a saúde financeira do Clube, declinamos da participação na competição deste ano”, Nota oficial
- Democrata – Governador Valadares
“É com profundo pesar que o Esporte Clube Democrata se vê compelido a comunicar oficialmente sua decisão de não participar do Campeonato Brasileiro da Série D de 2024.
Após uma análise minuciosa de nossa situação financeira e dos recursos disponíveis para viabilizar nossa participação na referida competição, chegamos à conclusão de que não dispomos dos meios financeiros suficientes para sustentar de maneira adequada e condigna nossa participação no certame”, Nota Oficial
- Caldense
“Para poder suprir toda essa demanda de jogos, aliado a desgaste físico dos atletas, eventuais lesões e cartões, seriam necessários praticamente dois elencos, um para cada competição, além de uma comissão técnica com mais profissionais. O que exige um investimento maior, desde encargos trabalhistas até alimentação, acomodações, exames, taxas de inscrição, etc.
A diretoria da Caldense fez inúmeros contatos com empresários para buscar patrocínios e também com outros clubes, de diferentes divisões, para tentar obter atletas por empréstimo a custo zero. Porém, não foi possível obter parcerias em formatos que suprissem as necessidades do momento.