Campeonato Boliviano é anulado por supostas manipulações de resultados

Na tarde de hoje (5), o Conselho da Divisão Profissional do Campeonato Boliviano anulou as edições de 2023 do equivalente à Série A e B da Bolívia.

Tal medida é por conta dos últimos casos que envolvem suspeitas de manipulação de resultados em partidas da elite local.

Agora, a Federação Boliviana estuda criar um novo torneio, de curto prazo, para ajudar a definir os classificados para as competições internacionais, times rebaixados e promovidos.

Contudo, isso depende do aval da Conmebol, que será consultada sobre a possibilidade.

Presidente se manifestou sobre a paralisação do Campeonato Boliviano

“Se encontraram sérios indícios de que houve vício. Isso tem a condição de levar para consulta na Conmebol. Foram expostas todas as consequências, se debateu em todas as instâncias, se levou ao conhecimentos dos tribunais esportivos e do Ministério Público da Bolívia” – comentou Fernando Costa, presidente da Federação Boliviana de Futebol.

Além disso, os clubes exigem a saída de membros da comissão de arbitragem do torneio, que são acusados de cumplicidade nas manipulações de resultados. São os casos dos líderes Alejandro Mancilla, Wilson Estrada e Juan Carlos Cardozo.

Por fim, vale lembrar de que a Bolívia será adversária do Brasil nesta sexta-feira, em duelo válido pela 1ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

Foto Destaque: Getty Images

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.