Brasileirão 2024: CBF promove mudanças polêmicas na arbitragem
Entidade realizará mudanças significativas na aplicação de cartões e na utilização do árbitro de vídeo
O Brasileirão 2024 começa neste sábado (13), com novidades. A arbitragem terá mudanças importantes para a nova edição da Série A. Haverá alterações importantes no protocolo do VAR, além de novos critérios para aplicações de cartões e também para cobranças de pênaltis.
Mudanças no Brasileirão 2024
Toda edição do Campeonato Brasileiro a CBF promove mudanças em algumas regras. Seja endurecimento de algumas regras ou flexibilização de outras e neste ano não poderia ser diferente.
O Brasileirão 2024, contará com maior rigor em lances de bola na mão, flexibilização nas invasões da área durante pênalti. Além de tornar pública as decisões do VAR.
Confira quais serão as novas regras implantadas a partir do Campeonato Brasileiro de 2024.
Cartões em mão na bola
Em relação à regra da bola na mão, haverá uma mudança bastante significativa em lances de “mão proposital” e de “mão que amplia o espaço corporal dentro da área”, no Brasileirão 2024.
A mão deliberada chamada de “intencional”, na qual o jogador faz uma ação a mais e leva a mão até a bola. Esse movimento dentro da área, se impedir um ataque promissor, será punido com pênalti e cartão amarelo. Se impedir uma oportunidade clara de gol, ou mesmo o tento, será dado pênalti e aplicado cartão vermelho.
Na ação dentro da área, se o jogador ampliar o espaço corporal de forma antinatural e o mesmo impedir um ataque promissor, será dado pênalti sem cartão. Porém, caso impeça uma chance clara de gol ou um gol dentro da área, será marcado o pênalti e aplicado o cartão amarelo.
Invasão da área
Continuando em lances de penalidade, também acontecerá uma alteração relevante no protocolo de cobrança de pênalti. Com relação a invasão da área durante as penalidades.
A partir de agora, caso ocorra de um jogador invadir a área em cobrança de pênalti, só será anotada infração se esse atleta tiver impacto claro após a cobrança.
Ou seja, se o jogador que invadir a área tocar na bola, ou interferir no lance de alguma forma, como interrompendo a jogada, por exemplo. Isso será considerada uma infração.
Anúncio público das decisões do VAR
Esta novidade fará com que os árbitros digam publicamente as decisões que tomaram após análise de lances nos monitores de vídeo. Algo como aconteceu na Supercopa do Brasil 2024.
A partir do Brasileirão 2024, o protocolo será o seguinte: o árbitro vai ao VAR revisar um lance e, quando retornar ao campo, irá anunciar através de um microfone, para todos no estádio e na transmissão de TV escutarem, qual é a decisão a ser tomada.
Vale ressaltar que a decisão tomada pelo árbitro não será formalmente explicada. Ao juiz, caberá apenas comunicar a decisão final de forma pública.