Botafogo tem “missão complicada” na Libertadores, diz atacante
Rodrigo Pimpão destacou as dificuldades do Alvinegro no confronto
O Botafogo enfrentará o Palmeiras nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. O sorteio, realizado na última segunda-feira, foi tema de um episódio especial do podcast do ge Botafogo.
Durante o podcast, houve com a participação do ex-atacante Rodrigo Pimpão. O paranaense foi um dos protagonistas da campanha de maior sucesso recente do clube na competição.
Ele esteve presente na temporada de 2017, quando o Botafogo foi eliminado pelo Grêmio nas quartas de final. Agora, mais uma vez, a equipe terá um rival brasileiro pela frente.
Sorteio não ajudou
De acordo com Pimpão, o sorteio acabou não ajudando a equipe. No entanto, o ex-atacante destacou que nada é impossível para o time alvinegro:
“O sorteio não foi muito favorável, jogo muito difícil, mas nada é impossível. Acredito que o Botafogo fora de casa vai sentir um pouco mais.”
“Vou colocar um empate de 1 a 1 fora, e 1 a 0 em casa, bem sofrido, bem estilo Botafogo mesmo”, palpitou o jogador.
Clima nos bastidores é de tensão
O encontro também representa uma revanche de tudo o que aconteceu no Campeonato Brasileiro de 2023, especialmente a partida do segundo turno entre as duas equipes. O confronto acabou com o triunfo dos palmeirenses por 4 a 3 de virada no Nilton Santos.
Todos esses elementos aumentam o peso de um confronto que, por si só, já é grandioso na principal competição da América do Sul. Para Pimpão, isso certamente terá influência dentro do gramado em agosto:
“Vai pensar no jogo passado, no que passou. Apesar de ter algumas mudanças na equipe, jogadores que participaram ou não. Hoje, não é só mais uma partida de futebol em si. É o entorno todo que está acontecendo entre Botafogo e Palmeiras. Não só em campo, mas muito forte extracampo. Isso faz com que aumente a cobrança. A torcida pressionando por um placar positivo.”
A série de confrontos
O embate contra o Palmeiras pode marcar apenas o início de uma série de confrontos contra equipes brasileiras que o Alvinegro enfrentará ao longo da Libertadores 2024.
Se avançar, nas quartas de final enfrentará o vencedor do duelo entre São Paulo e Nacional-URU. O confronto decisivo acontecerá no Morumbi, onde o Tricolor Paulista é apontado como favorito.
Na semifinal, há chances de outro adversário nacional. Tanto o Flamengo quanto o Grêmio podem alcançar essa fase e confrontar o Glorioso, caso este avance diante da equipe do Morumbi.
Dessa maneira, Rodrigo Pimpão acredita que os duelos entre equipes brasileiras são mais desafiadores:
“Acredito que pegar time de fora, que a cabeça entra mais tranquila em campo. Porque a rivalidade de ser do mesmo país é duro. Naquela época eu mesmo falei “podia ser outro clube, mas pegamos o Grêmio”. Eu, na minha opinião, preferia pegar um time estrangeiro.”
O Glorioso terá aproximadamente dois meses e meio para se preparar e reforçar o elenco antes de começar a decidir sua trajetória na Libertadores. Os jogos acontecerão nas semanas dos dias 14 e 21 de agosto. A primeira partida será realizada no Nilton Santos, enquanto a segunda será no Allianz Parque.