Botafogo tem chances de enfrentar brasileiro na Libertadores

Equipe já eliminou o Bragantino na fase preliminar

O Botafogo só terá clareza sobre seu futuro na Copa Libertadores da América na próxima segunda-feira (3). Afinal, na ocasião será quando o sorteio dos jogos das oitavas de final será realizado em um evento no Paraguai.

Vale destacar a probabilidade de enfrentar um clube brasileiro é considerável, dado que, por ter terminado na vice-liderança do Grupo D, a equipe precisa necessariamente enfrentar um líder de grupo.

Botafogo terá adversário brasileiro?

Nesse contexto, o Botafogo tem uma chance de 50% de enfrentar um time brasileiro nas oitavas. No entanto, essa probabilidade pode aumentar, especialmente por conta dos jogos adiados do Grêmio por conta das enchentes no Rio Grande do Sul.

Dessa maneira, caso o Grêmio termine na liderança do seu grupo, as chances do Botafogo enfrentar um clube brasileiro aumentariam para 62,5%.

A situação do Botafogo

O Alvinegro encerrou a fase de grupos com 10 pontos, a mesma pontuação do Junior Barranquilla, que terminou no topo por conta da vantagem no saldo de gols.

Assim sendo, a campanha do Botafogo foi de três vitórias, um empate e duas derrotas, o que mostrou um desempenho sólido ao longo da fase de grupos da Copa Libertadores.

Confira abaixo os possíveis adversários do Botafogo:

  • Fluminense
  • São Paulo
  • Equipe do Grupo C (The Strongest, Huachipato ou Grêmio)
  • Junior Barranquilla
    Bolívar
  • Palmeiras
  • Atlético-MG
  • River Plate

Clube e treinador podem ser multados

A Conmebol iniciou um procedimento disciplinar contra o Botafogo por conta do atrasos no jogo da última terça-feira, contra o Junior Barranquilla, na Colômbia. A partida em questão foi válida pela 6ª rodada da fase de grupos.

Assim, a entidade alega que o clube descumpriu o horário para a entrada em campo, além de demorar para retornar do intervalo, o que resultou no atraso da retomada do jogo.

De acordo com o regulamento, o treinador pode ser responsabilizado por essa conduta. Com isso, tanto o clube quanto o técnico podem ser multados em US$ 50 mil dólares, o equivalente a cerca de R$ 260 mil na conversão atual.

Vale destacar que o Manual de Clubes prevê, de início, apenas advertência para ambos. No entanto, a reincidência no mesmo jogo pode ser um fator agravante para a aplicação da multa.

A investigação no Botafogo

O Botafogo está sendo investigado por infração a dois artigos do Código Disciplinar da CONMEBOL (artigo 11.2, letra “m”, e artigo 27), além de um artigo do Manual de Clubes da CONMEBOL Libertadores 2024 (artigo 5.1.11.6, número 2).

As descrições desses artigos são as seguintes:

  • Artigo 11.2, letra “m”: Ser a causa do atraso no início do jogo;
  • Artigo 27: Considera-se reincidência a prática de uma segunda infração de natureza e gravidade semelhantes após notificação de uma decisão anterior;
  • Artigo 5.1.11.6, número 2: Se os jogadores de uma equipe comparecerem ao campo de jogo depois da hora prevista para seu recomeço, ou desacatando as respectivas indicações do Árbitro e/ou Delegado, o clube responsável e o treinador da equipe em questão serão sancionados pela Comissão Disciplinar da CONMEBOL.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.