Botafogo garante três reforços para Libertadores
Equipe garantiu classificação às oitavas de final
Um Botafogo renovado entrará em campo nas oitavas de final da Copa Libertadores da América, em agosto. O Alvinegro já assegurou, no mínimo, três reforços para esta fase mata-mata.
Dessa maneira, o adversário do Glorioso será determinado por sorteio na próxima segunda-feira (2), em Luque, no Paraguai.
As alterações na lista
A Conmebol permite que um clube faça até cinco alterações na lista dos 50 jogadores inscritos na fase de grupos para as oitavas de final da Libertadores. Isso será utilizado pelo Botafogo.
Assim sendo, deste número, três já estão ocupados: o lateral Cuiabano, o volante Allan e o atacante Igor Jesus.
Cuiabano foi contratado pelo Alvinegro na reta final da janela de transferências. No entanto, ele não pôde participar da Libertadores, pois já havia sido inscrito – e até mesmo atuado em uma partida – pelo Grêmio durante a fase de grupos.
A Conmebol permite que um jogador atue por mais de um clube na mesma edição, e o camisa 66 poderá ser incluído na lista do Botafogo.
Igor Jesus e Allan, que já têm pré-contratos assinados, se juntarão ao Alvinegro a partir do dia 1º de julho, ampliando as opções do time para a fase eliminatória do torneio continental.
As saídas do Alvinegro
Da lista inicial de inscritos do Botafogo na Libertadores, Victor Sá, Emerson Urso, Newton, Janderson, Igo Gabriel, Kayque e Raí deixaram o clube.
Quanto ao que está por vir, a tendência é que uma das duas vagas de inscrição restantes para a fase mata-mata seja ocupada por um zagueiro.
Dessa maneira, essa posição é a prioridade do Botafogo na janela do meio do ano, e nomes para o setor já foram identificados.
O “quinto nome” ainda está em aberto. Vale ressaltar que o Alvinegro tem jogadores retornando de empréstimo, como Carlos Alberto e Matías Segovia, que estavam no RWD Molenbeek, clube de John Textor. No entanto, o destino da dupla ainda não foi definido.
O quarteto ofensivo do time
O sistema ofensivo foi uma das prioridades do Botafogo na primeira janela de 2024. Nomes como Luiz Henrique, a maior contratação da história do futebol brasileiro em termos nominais, e Savarino foram adicionados a um setor que já contava com jogadores como Tiquinho Soares e Júnior Santos.
Em teoria, o time estava bem abastecido nesse aspecto. No entanto, na prática, houve pouco tempo para que esses jogadores atuassem juntos.
Por diversas razões, Tiquinho, Savarino, Júnior Santos e Luiz Henrique só atuaram juntos por 25 minutos na temporada.
Assim sendo, essa minutagem está dividida em dois jogos: nove minutos contra o Universitario, sendo a única vez que o quarteto iniciou um jogo como titular até agora, e os outros 16 minutos ocorreram no duelo diante do Cruzeiro, pelo Brasileirão.