Botafogo: Após lesão, Tiquinho Soares está perto de retorno
Jogador deveria voltar apenas em julho após estiramento da coxa
Tiquinho Soares superou as expectativas iniciais em relação à recuperação de uma lesão na coxa direita sofrida no mês passado. A previsão era de que o atacante voltasse ao Botafogo apenas no início de junho.
No entanto, o camisa 9, já recuperado, está treinando normalmente e está à disposição de Artur Jorge para o jogo contra o Junior Barranquilla, na próxima terça-feira (28), pela Copa Libertadores.
A lesão e retorno de Tiquinho
O atacante se machucou contra o Universitario no dia 24 de abril. O clube divulgou que a previsão de retorno era de seis semanas, mas o atacante conseguiu adiantá-la e voltará com uma semana de antecedência.
O camisa 9 vem treinando com bola há praticamente duas semanas. Havia até mesmo a chance de ele ser relacionado para o jogo contra o Vitória, na última quarta-feira.
No entanto, a posição do Departamento Médico junto com a comissão técnica foi de colocá-lo disponível apenas quando estivesse 100% fisicamente.
Durante esse período, o atacante chegou a tratar da lesão em até três períodos, acompanhado não apenas pela equipe do clube, mas também por médicos particulares.
Os treinos do atacante
Tiquinho treinou sem limitações nos últimos dias e está relacionado para enfrentar o Junior. Em Barranquilla, a equipe comandada por Artur Jorge precisará vencer o time colombiano para terminar na liderança do Grupo D da Libertadores. Qualquer tropeço do Botafogo deixará a ponta com o rival.
Desta forma, o português ganha um reforço caseiro também para o retorno do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro enfrenta o Corinthians no sábado (1), na Neo Química Arena, e o Fluminense na terça-feira, no Estádio Nilton Santos.
Artur Jorge sofre com desfalques
Lidar com desfalques é quase um pleonasmo para Artur Jorge nessas primeiras semanas no Botafogo. O português não teve o elenco completo à disposição em nenhum dos 12 jogos que comandou o Alvinegro até agora.
Essa realidade se repete para o duelo contra o Junior Barranquilla, às 19h desta terça-feira, no último jogo da fase de grupos da Libertadores.
O clube carioca tem nove desfalques para a partida – esta é a maior quantidade de jogadores fora em um jogo na “Era Artur Jorge”.
Neste período, as lesões têm sido a maior dor de cabeça, sendo o principal motivo para deixar jogadores fora de combate.
Desde que assumiu, Artur Jorge teve, no mínimo, três desfalques por partida. Por outro lado, a novidade positiva é o retorno de Tiquinho Soares, recuperado de problema na coxa direita.
O Botafogo soma oito vitórias, um empate e três derrotas nos 12 jogos de Artur Jorge no comando. Interna e externamente, o treinador tenta valorizar o sentimento de “mentalidade vencedora” no elenco:
“É importante, não só nessas posições (lateral), mas em todas as outras (profundidade), quando queremos manter um nível exibicional, para ganhar e também jogar bem. É importante ter jogadores de nível semelhante. Neste momento temos um plantel ainda com algumas carências, muito por causa das lesões, mas a resposta do elenco tem sido excelente. O mais importante sempre será o elenco e aqueles que estão disponíveis, preparados para dar uma resposta.”