Botafogo: Após goleada, Artur Jorge vai à loucura e elogia o elenco
Time alvinegro venceu o Juventude, em casa, por 5 a 1
Após a vitória expressiva do Botafogo sobre o Juventude no Campeonato Brasileiro, o técnico Artur Jorge concedeu entrevista coletiva, destacando a importância do resultado de 5 a 1.
Para o treinador, essa goleada será fundamental para aumentar a motivação e a confiança da equipe, especialmente antes do próximo jogo pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores:
“A verdade é que nós ganhamos bem, tivemos muitos momentos no jogo com um bom comportamento. Sei que termos feito gols muito cedo tornou as coisas mais fáceis. Depois ficamos em vantagem numérica também. Mas acho que não foi só esse fato. Porque até lá tivemos uma entrada muito boa em campo.”
O treinador do Botafogo destacou a sua alegria com o resultado. “Muito satisfeito por aquilo que fizemos. Importante para dar mais motivação e confiança para todos os jogadores”, disse ele.
Treinador faz alerta sobre evolução
Apesar do resultado positivo, Artur Jorge enfatizou que a equipe ainda precisa evoluir. Reconhecendo o curto período de trabalho, o treinador afirmou que o time tem um longo caminho pela frente em termos de desenvolvimento.
– Faltam algumas coisas. Nós podermos consolidar o processo, a atitude comportamental. Tem muito a ver com o jogo posicional que estamos pedindo. Funções mais específicas nas posições. Temos ainda um caminho longo para percorrer. Que possa ser percorrido dessa forma, ganhando, com essa atitude.
Conhece bem o elenco
Durante a coletiva, o treinador aproveitou para destacar que conhece muito bem o elenco que tem à disposição no Botafogo:
“Conheço muitíssimo bem. Ainda antes de viajar para o Brasil, tive o cuidado de me preparar para esse desafio, e era exatamente conhecer o que estaria à minha disposição. Naturalmente, naquilo que são as relações diárias, aprofundamos.”
“Sobre qualidades individuais e coletivas, já tinha uma ideia muito clara. Acrescentei depois a qualidade humana, virtudes em termos da vida social também”, completou Artur Jorge.
Equipe está no estágio inicial
Questionado sobre o momento em que o Botafogo se encontra, o treinador destacou que está no estágio inicial e que o time ainda precisa apresentar muito mais.
Arthur Jorge destacou que está com os pés no chão, mesmo após a goleada diante do Juventude:
“Muito pouco ainda. Precisamos de muito mais. Não vou perder o equilíbrio com uma vitória expressiva. Meus jogadores tiveram uma atitude muito boa. Fizeram com que fosse possível, com que o resultado tivesse essa diferença. Temos muito trabalho pela frente. Continuamos com a questão que temos pouco tempo para trabalhar entre os jogos.”
Porém, o técnico destacou que o trabalho será firme:
“Vamos usar todas as ferramentas para conseguir fazer chegar a ideia aos atletas. O que queremos em termos de atitude, comportamento e ambição. Hoje tivemos um pouco de tudo isso e teve também eficácia para fazer os cinco gols. Temos ainda um trabalho longo e desgastante. Queremos fazer melhor porque seguramente essa é nossa meta.”
Surpreso com a equipe
O treinador disse que tem encontrado equilíbrio no time:
“É importante que eu possa trazer uma ideia, mas também que eu perceba se de fato tenho no elenco atletas capazes de desempenhar aquilo que possa ser a minha ideia. A verdade é que temos encontrado aqui um equilíbrio, para que seja possível que a equipe possa jogar mais próxima daquilo que gosto, daquilo que queremos que possa ser.”
“Tenho dito também, e não é em cima de uma vitória que vou mudar, que temos condições para fazer melhor, porque temos jogadores de grande qualidade individual. Jogadores que temos procurado atribuir missões, que possam fazer coisas bem feitas dentro daquilo que é uma ideia de jogo que nós temos”, apontou Arthur Jorge.
O comandante ainda apontou que o Botafogo e seu elenco precisam de calma neste momento:
“Mas isso requer tempo, precisamos de treino, de alguma paciência, para que tenhamos uma equipe com capacidade de ser mais mandante no jogo. Que possa controlar momentos ofensivos, que seja muito sólida defensivamente. Que tenha uma grande disponibilidade de todos os elementos para desempenhar aquele que é o jogo ofensivo e defensivo da equipe. Bem encaminhado em cima do que temos feito, e o resultado de hoje também expõe exatamente isso. Mas claramente temos que saber que há trabalho ainda a fazer, para estarmos mais próximos daquilo em que acreditamos.”