Borussia Dortmund: Ídolo, Reus busca título e consagração de momento no time
Jogador é um dos grandes nomes da equipe
A quantidade de títulos necessários para conquistar o coração de uma torcida pode variar dependendo de vários fatores, incluindo o vínculo emocional e a identificação do jogador com o clube. No caso de Marco Reus e o Borussia Dortmund, é necessário ressignificar a relação ídolo-torcedor.
Depois disso, seria possível explicar por que o meio-campista de 34 anos é tão adorado no Signal Iduna Park, apesar de não ter conquistado taças relevantes como a Bundesliga e, pelo menos até agora, a Champions League nas 12 temporadas em que defendeu as cores do popular clube do Oeste alemão.
A despedida de Reus
Neste sábado (1), em sua última partida pelo Borussia Dortmund, na final da Liga dos Campeões da UEFA contra o Real Madrid, Reus terá a oportunidade de entregar um presente de despedida à altura do carinho que a torcida lhe devota.
Vale destacar que o jogo do adeus será no mesmo Wembley onde o Borussia perdeu a decisão de 2013 para o Bayern de Munique, na primeira temporada do meio-campista pelo clube.
Há pouco tempo, o jogador falou sobre a sua relação com o Borussia Dortmund e exaltou o carinho que ganhou ao longo dos 12 anos:
“Dortmund significa tudo para mim. Quando se joga por 12 anos em um time, isso tem que significar algo. Você não permanece no clube apenas por dinheiro, você precisa se sentir confortável, construir um bom ambiente e ter grandes colegas de equipe.”
“A torcida tem um papel importante também, ela é uma das principais razões para eu ter ficado tanto tempo. Eu sempre me senti necessário aqui”, completou Marco Reus, em uma entrevista para a Uefa às vésperas da decisão contra o Real Madrid.
Não poderia haver nada melhor do que jogar sua última partida pelo clube em uma final de Champions League e conquistar o título. Tudo começou com uma final em Wembley, em 2013, e vai terminar com outra em 2024.
A idolatria
Natural de Dortmund, Marco Reus é cria das divisões de base do clube, onde ingressou aos sete anos e permaneceu até os 17. No entanto, sua carreira profissional teve início no Rot Weiss Ahlen, um pequeno clube da região que havia sido rebaixado para a terceira divisão.
Assim sendo, foi lá que ele conquistou seu primeiro título, na temporada 2007/08, que garantiu o retorno do Rot Weiss à Bundesliga 2.
A trajetória de Reus na elite alemã começou em 2009, quando ele se transferiu para o Borussia Mönchengladbach. Depois de três temporadas de destaque, o meio-atacante finalmente retornou para casa.
Aos 23 anos, o jogador estreou pelo Borussia Dortmund já marcando um dos gols na vitória por 2 a 1 sobre o Werder Bremen, em agosto de 2012.
Os títulos de Marco Reus
Marco Reus conquistou cinco títulos pelo Borussia Dortmund. Dessa forma, os primeiros foram as Supercopas da Alemanha de 2013 – com dois gols marcados por ele no 4 a 2 sobre o Bayern de Munique – e 2014.
Além disso, ele venceu a Supercopa de 2019, todas elas em meio a um Signal Iduna Park lotado. Vale destacar que Reus também tem em seu currículo duas Copas da Alemanha, conquistadas nas temporadas 2016/17 e 2020/21.