Barcelona: Xavi fica na bronca com a arbitragem após eliminação na Champions
Time blaugrana perdeu a vaga após derrota para o PSG, em casa
Xavi Hernández criticou severamente a arbitragem na partida entre Barcelona e Paris Saint-Germain. Segundo o técnico do Barça, o árbitro István Kovács cometeu um erro grave ao expulsar o zagueiro Araújo aos 28 minutos do primeiro tempo.
De acordo com o treinador, essa decisão teve um impacto significativo na eliminação da equipe espanhola na Champions League, que acabou perdendo por 4 a 1.
“Estamos contrariados. A expulsão marcou a eliminatória. Estávamos organizados. Para mim foi demais dar o cartão vermelho. Tivemos dúvida sobre substituir Lamine Yamal, estava bem. A jogada marca o confronto por completo”, começou Xavi para o canal Movistar+.
“É uma pena que o trabalho de toda uma temporada fique aqui, por uma decisão de arbitragem. A expulsão é desnecessária”, completou o treinador do Barcelona.
A expulsão de Araújo
O PSG teve um início mais forte na partida, porém, foi o Barcelona quem abriu o placar com um gol de Raphinha. No momento em que Araújo recebeu o cartão vermelho direto por falta em Barcola, muito perto da grande área, o jogo estava 1 a 0 a favor do time espanhol.
“O árbitro esteve muito mal, eu disse isso, não entende do jogo. Com 10 jogadores é muito complicado. Não podemos ficar em silêncio. Ele mudou o jogo e o confronto. Foi um desastre”, completou ele.
O treinador também foi expulso
Xavi Hernández também foi expulso com cartão vermelho direto por volta dos 12 minutos do segundo tempo, após chutar uma placa de proteção de uma das câmeras de transmissão no Estádio Olímpico de Montjuic, próxima à posição do quarto árbitro.
Esta não foi a primeira expulsão dele nesta temporada no comando do Barcelona. Anteriormente, ele foi expulso em duas ocasiões durante jogos do Campeonato Espanhol, uma contra o Getafe e outra no clássico contra o Atlético de Madrid.
Como foi a derrota
O Barcelona abriu o placar com o brasileiro Raphinha, mas sua vantagem desapareceu quando Ronald Araújo foi expulso no primeiro tempo.
Com o placar agregado em 4 a 2 para o Barcelona, a expulsão de Ronald Araújo mudou o jogo negativamente para o time catalão. Aos 28 minutos do primeiro tempo, o zagueiro viu o jovem Barcola avançar livre na defesa e o derrubou na entrada da área, resultando em sua expulsão imediata pela arbitragem.
A partir daí, o PSG dominou completamente. Dembelé marcou o gol de empate. Vitinha, no segundo tempo garantiu o 2 a 1.
A virada
O PSG estava vencendo por 2 a 1 e levava a decisão da vaga para a prorrogação. Foi então que o craque apareceu. Dembélé sofreu um pênalti e, segundos depois, a bola já estava pronta para ser batida por ele. Gol! O primeiro da noite.
Quando o placar marcava 3 a 1, Raphinha quase descontou e forçou o tempo extra. Então, Mbappé precisou aparecer novamente para decidir. Depois de uma sequência de grandes defesas de Ter Stegen, a bola sobrou para ele. 4 a 1 e o PSG avançou para as semifinais.
Com o resultado, o Barcelona ficou pelo caminho, enquanto os franceses são os segundo finalistas da competição, ao lado do Borussia Dortmund.