Austrália DESISTE de candidatura para Copa de 2034

Austrália desiste de candidatura para sediar a Copa de 2034. Como resultado, o caminho está aberto para a Arábia Saudita. 

Austrália desiste de candidatura para Copa de 2034

A Austrália tinha interesse em sediar a Copa de 2034, entretanto, desistiu de última hora e abriu espaço para a Arábia Saudita. Nesta terça-feira, (31), a confederação de futebol do país emitiu uma nota desistindo da candidatura. 

Segundo a confederação: “Exploramos a oportunidade de sediar a Copa do Mundo – Chegamos a conclusão de não fazê-lo para a competição de 2034”. Com a decisão, a Arábia Saudita é a única nação que concorre para recebê-la. 

A princípio, somente nações da Ásia e da Oceania poderiam se candidatar para sediar a competição, já que existe o rodízio imposto pela FIFA. A Austrália e a Arábia Saudita teriam indicado o interesse, entretanto, o primeiro desistiu. 

Austrália DESISTE de candidatura para Copa de 2034
Austrália DESISTE de candidatura para Copa de 2034 – Imagem: Reprodução.

Copa do Mundo 2026

A Copa do Mundo 2026 acontecerá em mais de um local: Estados Unidos da América, México e Canadá. Assim como o aumento de sedes, haverá mais seleções na disputa. Agora são 48 países disputando a taça mais cobiçada do futebol.

Esta é a primeira vez que isso acontece na história, com exceção da Copa do Japão e da Coreia do Sul, em 2002. Desde então, todos os mundiais foram disputados em uma região, sendo a de 2022 no Catar. 

Maior Copa de todos os tempos

A princípio, a Copa de 2026 será a maior de todos os tempos, principalmente por ser disputada entre quarenta e oito nações. A FIFA ainda não escolheu um formato para a competição, entretanto, três opções estão sendo consideradas. 

O primeiro formato da Copa são 16 grupos com três seleções cada. Outra opção são 12 grupos com quatro times ou dois lados com 24 equipes. Até o próximo ano a FIFA deve escolher o formato. 

Aumento de sedes

O principal motivo para o aumento de sedes é o maior número de nações na disputa. Afinal, existe um maior deslocamento de jogadores, comissão técnica e torcedores no período, assim como a necessidade de mais locais para os jogos. 

Como a disputa será a maior desde a sua criação, existe o aumento de demanda por estádios  infraestrutura. Como citado anteriormente, os países sedes serão: Canadá, México e Estados Unidos. 

Veja também: Lista de Convocados será divulgada após Libertadores

Distribuição de vagas

A UEFA tem direito a 16 vagas, enquanto a CAF (África), tem 9 e +1 da repescagem. Para a AFC (Ásia), as vagas são para oito nações, mais uma da repescagem. Na Conmebol, são seis vagas e uma de repescagem. 

Para a Concacaf, das Américas Central e do Norte, também são seis vagas e uma da repescagem. Por fim, mas não menos importante, uma vaga é disponibilizada para as nações da Oceania. 

Início e Fim do Mundial 2026

Antes da Copa de 2034, as seleções se enfrentam no mundial de 2026. O início do torneio será na quinta-feira, 11 de junho de 2026, finalizada no domingo, 19 de julho. 

Veja também: Marta critica Pia Sundhage por atitude na Copa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.