INUSITADO, Atlético-MG irá acionar a FIFA para disputar competição
Atlético estuda recorrer à FIFA para inclusão no Mundial de Clubes 2025
O Atlético enfrenta a possibilidade de exclusão devido a uma regra específica, após a FIFA promove mudanças no Mundial de Clubes de 2025, expandindo a participação de equipes.Diante disso, o clube avalia acionar a entidade máxima do futebol mundial, em busca de uma alteração no regulamento. Até o momento, Palmeiras, Flamengo e Fluminense são os representantes do Brasil na competição, por serem os vencedores das últimas Libertadores.
Novo Formato com 32 Clubes
A edição de 2025 adotará um formato quadrienal, incluindo 32 clubes. Os campeões continentais terão vaga garantida, enquanto outros times se classificarão por meio de um ranking, com limite de dois clubes por país, exceto os campeões continentais.
Vagas para Clubes Sul-Americanos
Seis vagas são reservadas para clubes sul-americanos, sendo quatro para os campeões da Libertadores de 2021 a 2024. As duas vagas remanescentes dependerão do ranking de clubes sul-americanos, onde o Atlético está em terceiro, mas é excluído pelo limite nacional.
O Situação Desafiadora para o Atlético
O Atlético só se classificaria ao Mundial caso conquistasse a Libertadores em 2024. Diante dessa situação, o presidente do clube, Sérgio Coelho, pondera acionar a FIFA em busca de uma reconsideração. O mandatário afirma que, mesmo cientes das regras rígidas da FIFA, o clube não ficará inerte diante dessa possibilidade.
“Nós vamos analisar essa situação com muito carinho e se a gente vir que temos possibilidades de estar pelo ranking, vamos brigar pela vaga, sim. A gente sabe que as determinações da Fifa são quase irredutíveis, mas temos que fazer a nossa parte. Ficamos quietos, não. Ganhamos títulos nos últimos anos e pode ajudar” – disse Sérgio Coelho.
Sérgio Coelho, em entrevista, afirma que analisará a situação com cuidado e que, se vislumbrarem chances de classificação pelo ranking, o Atlético lutará pela vaga. A recente conquista de títulos pelo clube pode reforçar a argumentação na busca por uma participação na edição de 2025.
O Atlético-MG é o terceiro colocado do ranking elaborado pela Fifa para definir duas vagas para o Mundial de 2025. Com isso, o clube fica fora da disputa pelo fato de o Brasil já ter três classificados ao torneio.
O novo regulamento da Fifa para o Mundial prevê que só podem se classificar dois clubes de um mesmo país, a não ser em caso de mais campeões continentais.
Dessa forma, o Brasil só terá três times na disputa do mundial de clubes em 2025 porque três equipes diferentes venceram a Libertadores (Palmeiras, Flamengo, Fluminense). A única forma de outra agremiação brasileira se classificar é em caso de um novo título na competição no próximo ano.
Leia mais: Atlético-MG empresta jovem atacante para jogar a série C