Ataque ideal do Botafogo está longe de ter espaço com Artur Jorge
Quarteto tem baixa minutagem na equipe
O ataque foi uma das prioridades do Botafogo na primeira janela de transferências de 2024. Luiz Henrique, a maior contratação da história do futebol brasileiro em termos nominais, e Savarino foram adicionados a um setor que já contava com jogadores como Tiquinho Soares e Júnior Santos.
Dessa forma, na teoria, o time estava bem abastecido nesse aspecto. No entanto, na prática, houve pouco tempo para que esses jogadores atuassem juntos.
Os motivos da pouca minutagem do quarteto
Por várias razões, Tiquinho, Savarino, Júnior Santos e Luiz Henrique só compartilharam o campo por um total de 25 minutos nesta temporada.
Esses momentos estão divididos em dois jogos do Botafogo: nove minutos contra o Universitario, sendo a única vez que o quarteto iniciou uma partida como titulares até agora, e os outros 16 minutos aconteceram no confronto contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão, quando os jogadores estiveram em campo ao mesmo tempo.
Tiquinho sofreu uma lesão na coxa direita justamente contra o Universitario. Assim sendo, o camisa 9 ficou mais de um mês afastado dos gramados e retornou no empate sem gols contra o Junior Barranquilla na última terça-feira (28).
Contra o Cruzeiro, na estreia do Brasileirão, o quarteto foi ativo quando Savarino entrou no lugar de Jeffinho no intervalo.
Assim sendo, a contagem do tempo foi interrompida aos 16 minutos, quando Tiquinho deixou o campo para a entrada de Óscar Romero.
Os números do quarteto
O desempenho do “quarteto ideal” do Botafogo em 2024 tem sido impressionante. Júnior Santos lidera o grupo com 16 gols e 5 assistências em 30 jogos, demonstrando sua eficácia no ataque.
Tiquinho Soares também contribuiu de forma significativa, marcando seis gols e oferecendo cinco assistências em 20 jogos.
Savarino, outro destaque do time, acumulou 5 gols e 5 assistências em 23 jogos, mostrando sua importância para a equipe.
Por fim, Luiz Henrique, apesar de disputar menos jogos, ainda contribuiu com 3 gols e 2 assistências em 16 partidas, destacando-se como uma peça valiosa no sistema ofensivo do clube.
Os números
Na vitória por 3 a 1 contra o Universitario, Artur Jorge surpreendeu. Essa foi a única vez que o quarteto começou uma partida como titulares. No entanto, a formação foi desfeita aos 9 minutos do primeiro tempo, quando Tiquinho saiu devido a uma lesão na coxa direita.
Na vitória da equipe, por 3 a 2, contra o Cruzeiro também teve os quatro em campo. No entanto, o quarteto permaneceu em campo por 16 minutos durante o segundo tempo. Esse período correspondeu desde a entrada de Savarino no intervalo até os 16 minutos, quando Tiquinho foi substituído.
O jogo contra o Corinthians, no próximo sábado (1), pode representar a última oportunidade para o quarteto jogar junto antes da Copa América.
É provável que Savarino seja convocado pela seleção da Venezuela e desfalque o Botafogo após o duelo no Neo Química Arena para se juntar ao período de concentração da Vinotinto.