Árbitro Comenta Lance de EXPULSÃO em Flamengo x Palmeiras como ERRO
Gaciba vê erro de expulsão de Gustavo Gómez na vitória do Flamengo por 3 a 0 contra o Palmeiras e explica o motivo
Expulsão de Gustavo Gómez é uma questão de controvérsia no confronto entre o Flamengo e o Palmeiras na última quarta-feira, o Rubro-Negro venceu por 3 a 0 no Estádio do Maracanã, e o zagueiro do Palmeiras, levou vermelho direto no início do segundo tempo, após uma falta dura em Arrascaeta. O especialista e comentarista de arbitragem, Leonardo Gaciba, abordou a situação e argumentou que a decisão do árbitro Rodrigo Jose Pereira de Lima como equivocada.
A Questão da Chance Clara de Gol
Gaciba sustentou que, de acordo com as orientações da arbitragem, o critério para uma expulsão, também conhecido como “DOGSO” (sigla para chance clara de gol), envolve quatro elementos: direção, domínio, defensores (números a fazer combate) e distância da meta. No entanto, ele alegou que o vermelho direto mostrado a Gustavo Gómez foi questionável, uma vez que Arrascaeta ainda estava atrás do meio-campo no momento da falta, e a expulsão só deveria ser aplicada em uma situação de chance clara de gol.
Interpretação da Regra
Durante uma discussão, Rodolpho Toski Marques, árbitro no VAR, apesar de ir de maneira correta, respeitando a decisão em campo, Gaciba enfatizou que a interpretação da natureza da falta, seja como falta temerária ou conduta violenta, também é crucial. Para Gaciba, a melhor decisão teria sido uma falta temerária, em vez de uma expulsão. Ele alegou que Gustavo Gómez não colocou em risco o adversário, Arrascaeta, e, portanto, o cartão vermelho não deveria ter sido aplicado.
“São 4 ‘D’. Direção, domínio, defensores (números a fazer combate) e distância da meta. As orientações são para que os 4Ds estejam 100% configurados. E ainda não serve mesmo que tenha os ‘4Ds’ se existir uma pulga atrás da orelha” – comentou o ex-árbitro.
A Decisão Final e Expulsão
Apesar das discordâncias e da interpretação, Gaciba destacou a postura de Rodolpho por não ter interferido na decisão de campo. Como árbitro de vídeo, ele respeitou a decisão do árbitro em campo, mesmo que a interpretação da regra fosse discutível. A decisão de campo foi mantida, e a expulsão foi aplicada por Rodrigo Jose Pereira de Lima.
“Eu, árbitro de vídeo, para mim é jogada de interpretação de natureza da falta, se é amarelo ou vermelho. Para mim a melhor decisão seria entrada temerária. Não levar em conta o risco que coloca o adversário. Quando ele (Gustavo Gómez) ergue o braço, coloca essa mão no ombro e utiliza o anteparo, o braço para impedir a passagem do Arrascaeta… Ele não coloca em risco, não é vermelho, para mim é amarelo” – acrescentou Gaciba.
Impacto na Tabela
Com essa vitória, o Flamengo, que ainda tem um jogo a menos no campeonato, chegou a 56 pontos e ocupa a quinta posição na tabela. Por outro lado, o Palmeiras, que poderia ter assumido a liderança com um empate, permanece com 59 pontos, empatado com o Botafogo, que termina a rodada na liderança mesmo perdendo do Grêmio por 4 a 3, no Nilton Santos.
Próximas Partidas
Os próximos jogos do Flamengo incluem um confronto com o Fluminense em casa e uma partida contra o Red Bull Bragantino, também em casa. O Palmeiras enfrentará o Internacional em casa e o Fortaleza fora, em suas próximas partidas do Campeonato Brasileiro.
Gustavo Gómez estará de fora da próxima partida do Verdão. O Palmeira termina a rodada na terceira colocação com 59 pontos, já o Flamengo sobe para a quinta posição com 56 pontos, um jogo a menos que o time paulista.
Leia mais: Futebol do Flamengo sonha em TÍTULO Após Vitória contra o Palmeiras