ANUNCIADO primeiro reforço do FLUMINENSE
Jogador estava no Orlando City, dos Estados Unidos
Mesmo focado na participação no Mundial de Clubes da FIFA, na Arábia Saudita, o Fluminense demonstrou que tem atenção total ao mercado e anunciou seu primeiro reforço para o próximo ano. No último sábado (16), o clube carioca oficializou a contratação do zagueiro Antônio Carlos, de 30 anos, que atuava no Orlando City, dos Estados Unidos.
Desde 2020 atuando na MLS (Major League Soccer), o defensor assinou contrato em definitivo com o Tricolor das Laranjeiras até o final de 2026, marcando seu retorno ao futebol brasileiro. Antônio Carlos tem experiência em clubes nacionais, tendo defendido equipes como Corinthians, Flamengo, Palmeiras e Ponte Preta.
Destaque na MLS
O vice-presidente executivo de operações de futebol e gerente geral do Orlando City, Luiz Muzzi, comentou sobre a transferência. O dirigente destacou a importância de Antônio Carlos para o time dos Estados Unidos. Ele também agradeceu o jogador pelo tempo em que vestiu a camisa do clube.
“Antônio trouxe paixão e luta todos os dias, fosse final de Copa ou dia de treino, e ajudou a transformar nosso time em um dos mais difíceis de se jogar. Sentiremos falta de sua energia e intensidade e agradeceremos por tudo que ele deu ao nosso clube e aos seus torcedores”, declarou Luiz Muzzi.
Em 2023, Antônio Carlos participou de 24 jogos pelo Orlando City, registrando um gol e uma assistência. Durante sua passagem pelos Estados Unidos, o zagueiro conquistou o título da US Open Cup no ano anterior. Ele se despede tendo o carinho dos torcedores do clube. No futebol brasileiro, a principal conquista de Antônio Carlos foi o título do Brasileirão de 2018. Na época, o zagueiro vestia a camisa do Palmeiras.
Cria do Fluminense
Nascido no Rio de Janeiro, o defensor teve uma passagem pelas categorias de base do Fluminense, em Xerém. Além disso, o zagueiro também representou a seleção brasileira sub-20 no início de sua carreira.
Antônio Carlos iniciou sua formação como atleta em Xerém e deu início à sua carreira profissional no Corinthians. Ao longo de sua trajetória, teve passagens por clubes como Flamengo e Palmeiras.
Após 2018, quando saiu do Verdão após a conquista do torneio nacional, se transferiu para o Orlando City. No clube dos Estados Unidos, tornou-se titular absoluto e uma das referências da equipe.
Interesse antigo
O zagueiro esteve próximo de reforçar o clube já nesta temporada. Na época, Antônio Carlos chegou a aceitar a proposta do Tricolor para se juntar à equipe em julho. No entanto, não conseguiu a liberação do clube dos Estados Unidos.
Em novembro, o Fluminense retomou as conversas com o staff do jogador, que novamente demonstrou interesse positivo. No entanto, as conversas com o time norte-americano não foram fáceis. As negociações com o Orlando City se prolongaram até dezembro, concretizando a contratação do zagueiro.
O Orlando City chegou a exercer uma cláusula no contrato que permitia uma renovação automática por mais um ano com Antônio Carlos. No entanto, o desejo do jogador de retornar ao Brasil foi determinante. O Fluminense concordou em pagar uma quantia aos norte-americanos para viabilizar a liberação do atleta.