Bahia: Com ausência de Arias, Gilberto ganha espaço com Ceni
Colombiano foi convocado para a Copa América
A lateral direita do Bahia terá uma novidade na próxima partida do time, contra o Fortaleza. O confronto já está marcado para o dia 13 deste mês, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.
Com a convocação de Santi Arias para a seleção colombiana, ele desfalcará o Tricolor e abrirá espaço para o retorno de Gilberto após dois meses.
Gilberto ganha espaço
Mesmo que Gilberto tenha estado à disposição do técnico Rogério Ceni nas últimas dez partidas, o bom momento do colombiano freou qualquer possibilidade de entrada do camisa 2 nos confrontos.
Dessa maneira, a última partida de Gilberto pelo Bahia foi no dia 10 de abril, na vitória sobre o Náutico, que classificou a equipe para a semifinal da Copa do Nordeste.
Assim sendo, na atual temporada, o lateral-direito disputou 14 jogos pelo Tricolor, sendo titular em 12 deles, e contribuiu com duas assistências para gols.
Desde então, Arias assumiu a lateral direita e só foi substituído uma vez, no empate contra o CRB, já aos 48 minutos do segundo tempo, para Everaldo cobrar um dos pênaltis da disputa que resultou na eliminação do Esquadrão na semifinal do Nordestão.
Assim sendo, ao longo das 18 partidas com a camisa vermelha, azul e branca, o colombiano marcou um gol, além de ter dado duas assistências.
Caminho está “livre”
Diante da ausência do colombiano, Gilberto terá o caminho livre a partir do jogo contra o Fortaleza, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.
Afinal, Santi Arias se apresentará à seleção colombiana esta semana. O jogador faz parte da lista da seleção para a disputa de amistosos contra Estados Unidos e Bolívia, nos dias 8 e 15 de junho.
O camisa 13 é um dos 28 jogadores convocados pela Colômbia para jogar a Copa América, a partir de 20 de junho. No entanto, é importante lembrar que dois jogadores serão cortados da lista final de 26 atletas.
Espaço para o camisa 2
Se Arias continuar na lista final da Copa América, Gilberto deve ter espaço para ser titular do Bahia em até 11 partidas, uma vez que a competição continental chega ao fim no dia 14 de julho.
Considerando que o jogo contra o Atlético-GO, fora de casa, pela 19ª rodada do Brasileiro, será disputado entre os dias 16 e 17 de julho, há a possibilidade de Arias só estar disponível para o Bahia no returno da competição, a partir da 20ª rodada.
Com isso, Gilberto deve ser a primeira opção nos jogos contra Fortaleza, Criciúma, Flamengo, Cruzeiro, Vasco, São Paulo, Juventude, Palmeiras, Athletico-PR, Cuiabá e Corinthians.
Outras opções para Ceni
É importante lembrar que o Bahia também conta com o lateral-direito Cicinho no elenco. Depois de uma temporada difícil em 2023, o camisa 40 disputou onze jogos este ano (sendo titular em seis deles), contribuindo com duas assistências e recuperando a confiança junto ao torcedor tricolor.
Além de atuar na lateral direita, Cicinho também é uma opção para a lateral esquerda enquanto Iago Borduchi não pode estar à disposição do clube.
Assim sendo, Borduchi é um reforço tricolor para essa posição, mas só poderá estrear após a abertura da janela de transferências, no dia 10 de julho.