Libertadores: Flamengo sofre com revés contra o Bolívar
Equipe rubro-negro pegará os bolivianos nas oitavas da competição
No caminho do sonho do tetra da Libertadores, o Flamengo enfrentará o Bolívar. Novamente! O sorteio colocou frente a frente nas oitavas de final os dois classificados do Grupo E desta edição.
E para seguir adiante, o Rubro-Negro terá o desafio de sair pela primeira vez vitorioso da temida altitude de La Paz, local do jogo da volta a 3.640 metros acima do nível do mar.
Até o momento, o Flamengo disputou apenas três partidas na capital boliviana, todas elas resultando em derrotas, todas durante a fase de grupos da Libertadores e sempre contra o Bolívar.
O outro clube da cidade, o The Strongest, que também joga no Estádio Hernando Siles, nunca enfrentou o Rubro-Negro.
Bolívar venceu em 1983
Em 8 de abril de 1983, o icônico Flamengo de Zico e seus colegas sofreu uma derrota por 3 a 1 em sua primeira visita a La Paz.
O jogo foi caracterizado por mudanças na escalação feitas pelo técnico Carlinhos, que deixou de fora Marinho e Robertinho e escalou o meio-campista Vitor, que, segundo o jornal O Globo do dia seguinte, estava “totalmente sem condições”, pois foi quem mais sentiu os efeitos da altitude e passou mal durante todo o dia em La Paz.
Os bolivianos marcaram dois gols de escanteio e outro com um chute de fora da área. “Todos os jogadores nitidamente sentiam os efeitos da altitude”, complementou o jornal. Edson descontou para o Flamengo no final da partida.
Vitória boliviana em 2014
No dia 19 de março de 2014, o Flamengo voltou a La Paz e não sofreu tanto quanto da primeira vez, mas não impediu o mesmo desfecho com derrota.
O único gol sofrido foi logo no início: com só três minutos de jogo, Samir escorregou na frente do atacante Ferreira e cometeu o pênalti que foi convertido por Arce.
Foi um balde de água fria na estratégia de dosar as energias, forçando o Rubro-Negro a se arriscar mais, e o goleiro Felipe precisou salvar em alguns contra-ataques. “Faltou ar e faltou sorte”, disse a crônica do jornal O Globo no dia seguinte.
Revés nesta temporada
Na última visita a La Paz, que ocorreu há apenas 40 dias, em 24 de abril de 2024, o Flamengo retornou à cidade com uma equipe bastante modificada. Tite optou por poupar jogadores.
O motivo foi a intensa sequência de jogos no Campeonato Brasileiro, escalando apenas quatro considerados titulares: Rossi, Fabrício Bruno, De la Cruz e Gerson.
A equipe também adotou pela primeira vez o esquema com três zagueiros, com Léo Ortiz sendo deslocado posteriormente para a posição de volante.
Mais uma vez, o Bolívar abriu o placar cedo, com um gol de cabeça de Chico da Costa. O Rubro-Negro conseguiu empatar com uma jogada individual de Viña, mas no segundo tempo viu o brasileiro Bruno Sávio marcar o gol da vitória para os donos da casa.
Vitória do Flamengo
Por outro lado, o Flamengo já conseguiu uma vitória em uma altitude ainda maior do que La Paz.
Em 2019, durante a campanha que resultou no seu segundo título na Libertadores, o Rubro-Negro venceu o San José por 1 a 0 nos 3.700 metros de altitude de Oruro, também na Bolívia.