Real Madrid: Vini Jr atinge marca histórica em Champions League
Equipe levou a melhor diante do Borussia Dortmund
O Real Madrid venceu o Borussia Dortmund por 2 a 0 neste sábado, em Wembley, e conquistou o título da Champions League. O time alemão começou o jogo de forma surpreendente, criando as melhores chances do primeiro tempo.
Adeyemi, no entanto, desperdiçou uma oportunidade cara a cara com Courtois, e Füllkrug acertou a trave. Na segunda etapa, o Real Madrid melhorou: aos 29 minutos, Carvajal abriu o placar com um gol de cabeça após cobrança de escanteio de Kroos.
Nove minutos depois, Bellingham aproveitou um erro na saída de bola de Maatsen e passou para Vinicius Junior na esquerda. O brasileiro invadiu a área e finalizou de canhota para ampliar e garantir a 15ª conquista da Champions League para o clube espanhol.
Bicampeão da Champions
Em sua segunda final de Champions League na carreira, Vini Jr. alcançou um feito inédito para um brasileiro. A equipe levou a melhor ao marcar na vitória por 2 a 0 contra o Borussia Dortmund.
Dessa forma, o camisa 7 do Real Madrid se tornou o primeiro jogador do Brasil a fazer gols em duas finais diferentes do torneio.
O feito de Vini Jr.
Vini Jr. é o jogador mais jovem a alcançar tal feito na Era Champions League, que começou em 1992. Ele superou Messi, que também tinha 23 anos em 2011 quando marcou seu segundo e último gol em uma final do torneio, mas estava mais próximo dos 24.
O camisa 7 do Real Madrid é apenas o quinto jogador do clube a atingir essa marca, ao lado de Cristiano Ronaldo, Bale, Raúl González e Sergio Ramos.
Ao todo, 12 brasileiros diferentes marcaram em finais da Champions League e da antiga Copa dos Campeões Europeus. Entre eles, estão três jogadores naturalizados.
Neymar está na lista com o gol que fez na decisão de 2015, também aos 23 anos. Outros nomes que marcaram em finais incluem Marcelo, pelo Real Madrid, Belletti, pelo Barcelona, e o zagueiro Lúcio, pelo Bayer Leverkusen.
Os gols de Vini Jr
Vinicius Junior esteve diretamente envolvido em 22 gols no mata-mata da Liga dos Campeões (11 gols e 11 assistências), igualando o recorde de Lionel Messi para o maior número de participações em gols de um jogador antes de completar 24 anos.
Vini Jr. completa 24 anos no próximo mês. Com o gol marcado, ele alcançou sua temporada mais goleadora da carreira, com 24 gols. O brasileiro também tem nove assistências em 39 jogos na temporada 2023/24 até agora.
Na Champions League, são seis gols nesta temporada. O camisa 7 do Real Madrid acumula 21 gols no torneio, posicionando-se entre os 10 maiores artilheiros brasileiros na história da competição, cujo líder é Neymar, com 43 gols.
Os gols dos brasileiros
Confira os brasileiros que fizeram gols em finais de Champions:
- Vini Jr. (Real Madrid): Borussia Dortmund 0 x 2 Real Madrid, em 2024
- Vini Jr. (Real Madrid): Liverpool 0 x 1 Real Madrid, em 2022
- Casemiro (Real Madrid): Juventus 1 x 4 Real Madrid, em 2017
- Neymar (Barcelona): Barcelona 3 x 1 Juventus, em 2015
- Marcelo (Real Madrid): Real Madrid 4 x 1 Atlético de Madrid, em 2014
- Belletti (Barcelona): Barcelona 2 x 1 Arsenal, em 2006
- Carlos Alberto (Porto): Porto 3 x 0 Monaco, em 2004
- Lúcio (Bayer Leverkusen): Bayer Leverkusen 1 x 2 Real Madrid, em 2002
- Juary (Porto): Porto 2 x 1 Bayern, em 1987
- Jair da Costa (Inter de Milão): Inter de Milão 1 x 0 Benfica, em 1965
Os jogadores que foram naturalizados e que marcaram gols em finais da Champions League:
- Deco (Porto): Porto 3 x 0 Monaco, em 2004
- Angelo Sormani (Milan): Milan 4 x 1 Ajax, em 1969
- Mazzola (Milan): Milan 2 x 1 Benfica, em 1963