Real Madrid vence Borussia Dortmund e conquista Champions League
Essa é a 15ª conquista da equipe madrilenha
O Real Madrid voltou melhor para a segunda etapa, mas continuou com pouco espaço e ainda enfrentava investidas perigosas do Dortmund. A equipe alemã manteve a intensidade da marcação, sem ceder brechas, e continuava a ameaçar em contra-ataques.
Os espanhóis destravaram o jogo na bola parada, com um protagonista improvável. Com 1,73m de altura, o lateral Carvajal marcou de cabeça o gol que mudou a partida.
O Dortmund se desestruturou após sofrer o gol, o Real Madrid cresceu e Vinicius Junior decidiu. Os alemães se desorganizaram, começaram a cometer erros, e o segundo gol parecia inevitável.
Füllkrug chegou a marcar, reacendendo a esperança, mas o gol foi anulado por impedimento. Apesar de uma atuação valente, os azarões não resistiram ao maior campeão europeu.
A partida também marcou despedidas com sabores distintos. Kroos quase marcou um golaço, foi ovacionado ao ser substituído, e coroou sua despedida com a taça.
Enquanto isso, Reus, que jogou apenas na reta final, ficou novamente sem o grande título após 12 anos no Dortmund.
Maior campeão da Champions
O Real Madrid consolidou ainda mais sua posição como o maior campeão da Champions League neste sábado. Vencendo seis das últimas 11 edições, o clube agora amplia sua vantagem sobre o Milan, o segundo maior campeão, para oito títulos.
Decisivo para o Real Madrid em todas as fases de mata-mata da Champions League, Vinicius Junior manteve seu alto nível de atuação na final.
Enquanto alguns dos principais jogadores do time espanhol tiveram uma atuação apagada, o brasileiro se destacou, sendo o mais ativo e criativo em campo.
Ele foi recompensado aos 38 minutos do segundo tempo, quando recebeu um passe de Bellingham e marcou. Nos acréscimos, Vinicius foi substituído e ovacionado pelos torcedores do Real, que novamente entoaram cânticos de “Bola de Ouro” para o atacante.
Autor do gol do título em 2022, Vini se tornou, neste sábado, o primeiro brasileiro a marcar em duas finais de Champions League.