Corinthians: Paulinha cita legado, amizades e carinho por clube
Jogador se despediu da equipe após longos anos
Paulinho, em seu pronunciamento de despedida do Corinthians, fez uma retrospectiva emocionante de sua trajetória no clube.
Durante a coletiva de imprensa, o jogador relembrou sua promessa de retorno após sua saída em 2013, destacando os altos e baixos de sua jornada, incluindo lesões que o desafiaram.
Ele também deixou claro o seu profundo respeito, carinho e amor pelo Corinthians, enfatizando a importância das novas lideranças no elenco e deixando um legado para seus colegas.
Pronunciamento
Paulinho refletiu sobre sua jornada no Corinthians durante seu pronunciamento de despedida. Ele relembrou sua promessa de retorno ao clube em 2013 e expressou gratidão pelo respeito, carinho e amor que sempre teve pela instituição.
“Em 2013, quando sai, eu falei que voltaria. E voltei. Quando eu volto, tenho os altos e baixos, rendimento dentro de campo, existiram duas lesões que me complicaram. O respeito, carinho e amor que eu tenho pelo clube ficaram intactos. Não quis terminar com essas lesões. Mas hoje estou bem, recuperado, 100%. O ciclo se encerra, vejo de uma forma natural. Respeitei o meu momento. Hoje tem lideranças dentro do clube.”
Reconhecendo seu ciclo encerrado, Paulinho enfatizou a importância de novas lideranças no elenco e deixou um legado para seus colegas, incentivando-os a entender o significado e os valores do clube:
“Eu tive o privilégio de ser mais líder nos últimos cinco meses. Tentei mostrar para esse elenco o que um líder pode fazer. Deixei legado, tenho certeza. Para eles enxergarem o que é e como é o Corinthians: se doem, treinem, jogam porque tudo passa rápido. Esse clube pode te levar a lugares inimagináveis. Me levou para a Seleção, Copa do Mundo, Europa. Deixei meu legado: Paulinho é isso daí.”
Sentimento
Apesar de inicialmente não esperar se emocionar, Paulinho compartilhou sua dificuldade em conter as emoções diante da despedida do Corinthians.
Ele expressou seu profundo sentimento de gratidão e orgulho por sua história construída no clube, destacando sua dedicação, amor e respeito ao longo dos anos:
“Achei que não iria me emocionar, mas é difícil. Não tinha dimensão do que eu fiz dentro desse clube, me questionei se merecia tudo isso. Dentro da instituição, a gente não tem o discernimento. Em casa, vi que deixei legado e história. Construí essa história dentro do campo, sendo profissional.”
Ao sair com a cabeça erguida, Paulinho deixou uma mensagem para os futuros jogadores:
“Saio com a cabeça erguida, dei tudo pelo clube, com amor e lealdade. Respeito, que é o que o ser humano precisa. Saio com o dever cumprido. Os que chegarem precisam aprender a cultura corintiana, vão entender o que eu estou falando, porque esse clube é diferente.”
Lembranças
Recordando os desafios enfrentados durante sua segunda passagem pelo Corinthians, Paulinho destacou a importância do apoio de profissionais, familiares e colegas diante das adversidades.
Determinado a não desistir mesmo diante das lesões, ele compartilhou sua determinação em continuar jogando e superar as dificuldade
“Vou lembrar de todos esses anos. Uma segunda passagem difícil, difícil passar quase 500 dias sem jogar devido a duas lesões. Isso não fez com que eu baixasse a guarda, tive profissionais aqui dentro, fisioterapia, médicos, que me fizeram não desistir, minha família. Falei que não poderia parar de jogar por uma lesão, por mais difícil que seja. Vou parar um dia, mas jogando, em campo. Meus filhos, meus pais, minha mulher, vocês não podem me ver parar por uma simples lesão. Não desisti. Essa, juro por Deus, é muito difícil. Vou continuar jogando.”