Santos: Goleiro João Paulo passa por cirurgia de reconstituição do tendão de Aquiles
Jogador ficará fora de gramado por longos meses
O goleiro João Paulo, do Santos, passou por uma cirurgia para reconstituição do tendão de Aquiles do tornozelo esquerdo no último domingo (26).
O procedimento foi realizado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Já em recuperação, o atleta deve receber alta nesta segunda-feira (27).
O substituto do goleiro
De acordo com o Santos, o procedimento transcorreu tranquilamente, sem intercorrências e de acordo com o programado.
Assim, a cirurgia foi realizada pelo doutor Mauro Dinato, com a presença do doutor Rodrigo Zogaib, coordenador médico do clube.
Dessa forma, a expectativa é que o goleiro João Paulo perca a temporada, retornando aos gramados apenas no ano que vem.
Existe a possibilidade de que ele esteja em condições de disputar um jogo profissional na reta final da Série B do Brasileirão deste ano, mas isso dependerá de sua evolução clínica e física.
A lesão
A ruptura do tendão de Aquiles ocorreu em um erro de domínio de bola. O lance gerou muita polêmica, pois o atacante Renato Marques, do América-MG, fez o gol com João Paulo praticamente caído em campo e sem participar da jogada.
Com a saída confirmada do titular João Paulo, a posição de goleiro será herdada por Gabriel Brazão, trazido da Inter de Milão durante a disputa do Paulistão.
Brazão fez sua estreia pelo Peixe na sexta-feira (24) e, apesar de seu bom desempenho individual, não conseguiu evitar a derrota em Minas Gerais.
João Paulo, com 234 partidas pelo Santos, é o segundo jogador do atual elenco com mais atuações pelo clube, ficando atrás apenas do volante Alison, que soma 273 jogos com a camisa do Santos.
A polêmica
O início do jogo entre América-MG e Santos foi marcado por uma polêmica. Aos 14 minutos, o atacante Renato Marques, do Coelho, recuperou uma bola na área do Peixe e, com o gol completamente livre, chutou para abrir o placar.
No entanto, no início da jogada, o goleiro João Paulo acusou uma lesão e levantou o braço pedindo atendimento médico.
Como não houve falta no lance, o gol foi validado pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio. No entanto, os santistas ficaram incomodados e reclamaram de uma suposta falta de fair play de Renato Marques.
Isso resultou em um princípio de confusão, com as duas comissões técnicas trocando xingamentos do lado de fora do gramado.
O lance
A jogada que gerou a confusão foi atípica. O goleiro João Paulo recebeu um passe na grande área, foi pressionado por Renato Marques e dominou a bola com dificuldade. Antes de dar sequência à jogada, o santista sentiu o pé esquerdo e chamou o atendimento médico.
O atacante do América-MG se aproveitou da situação, roubou a bola na entrada da área e, com o adversário no chão e completamente livre de marcação, a mandou para o fundo da rede.
Na sequência da partida, com o lance validado pela arbitragem, João Paulo deixou o Independência de maca, chorando, e deu lugar a Gabriel Brazão, que fez sua estreia como profissional pelo Peixe.
No intervalo, o meia-atacante Juninho, capitão do América-MG, pediu desculpas ao Santos pela atitude de seu companheiro de equipe.