Flamengo não libera Lorran para Seleção Brasileira Sub-20; Palmeiras veta trio
Jogadores estavam na lista de Ramon Menezes para treinos
Lorran não será liberado para o período de treinos da seleção brasileira sub-20. O Flamengo decidiu não liberar o jogador nesta Data Fifa devido a outros desfalques que o clube terá durante este período.
Varela, Viña, Erick Pulgar, De la Cruz e Arrascaeta são jogadores que devem ser convocados para suas respectivas seleções.
Lorran é cortado pelo Flamengo
Aos 17 anos, o atleta está integrado ao elenco principal, e a avaliação interna do Flamengo é semelhante à do Palmeiras, que não liberou Estêvão, Luis Guilherme e Vitor Reis.
Os clubes argumentam que não faz sentido que jogadores já integrados ao elenco principal participem de treinamentos para seleções de base.
“O Flamengo entende que o jogador está no elenco principal e não vê espaço para liberar para treinamento da seleção de base neste período. O jogador é muito importante e o clube vai tentar o possível para continuar a contar com o jogador durante a Data-Fifa”, comentou Marcos Braz, vice-presidente de futebol, ao ‘ge’.
A Data Fifa
A Data Fifa abrange todas as categorias e exige que os clubes liberem seus atletas durante este período. Flamengo e Palmeiras solicitaram a desconvocação de seus jogadores.
No entanto, isso depende da aprovação da CBF, que atualmente conta com todos os jogadores convocados.
Os clubes agora aguardam a resposta da CBF e acreditam que a entidade será compreensiva em relação à decisão. No Flamengo, há a interpretação de uma brecha na regra da FIFA, sugerindo que a determinação de liberação obrigatória se aplique apenas à seleção principal.
O zagueiro Iago e o meio-campista Rayan Lucas foram liberados e seguirão com a seleção para a Granja Comary.
O técnico Ramon Menezes convocou os 23 jogadores para a seleção brasileira sub-20 na última sexta-feira (17). Os jovens se reunirão para um período de treinamentos na Granja Comary durante a próxima Data Fifa, entre os dias 3 e 11 de junho.
Palmeiras também corta jogadores
O Palmeiras decidiu não liberar Vitor Reis, Luis Guilherme e Estêvão para o período de treinamentos da seleção brasileira sub-20.
O técnico Ramon Menezes convocou o trio alviverde na lista de 23 atletas para atividades durante a Data Fifa, entre os dias 3 e 11 de junho, na Granja Comary, no Rio de Janeiro (RJ).
Na avaliação interna do Palmeiras, não faz sentido que atletas já integrados ao elenco principal participem de treinamentos para seleções de base. O clube agora aguarda a resposta da CBF e acredita que a entidade será compreensiva quanto à decisão.
A tendência é que o defensor ganhe espaço durante a Copa América, uma vez que Gustavo Gómez provavelmente será convocado pela seleção paraguaia. Isso deixaria apenas três zagueiros no elenco: Luan, Murilo e Naves.
O trio de ouro
Estêvão se tornou um dos principais nomes do Palmeiras, atuando como titular em 16 jogos este ano, sendo sete como titular. Com três gols e uma assistência, ele está com uma negociação avançada com o Chelsea, da Inglaterra.
Enquanto isso, Luis Guilherme acumulou 15 partidas em 2024, sendo titular em cinco delas, com um gol e uma assistência.
Durante esse período, o Verdão não contará mais com Endrick, que se apresentará à seleção brasileira principal no dia 3 para os amistosos contra Estados Unidos e México, seguido pela participação na Copa América. Após o torneio, o camisa 9 se juntará ao Real Madrid.