São Paulo: Por que a convocação de Rafael para a Seleção Brasileira pode ser um risco?
Goleiro titular absoluto pode ficar de fora por até nove rodadas
Neste domingo (19), o técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior anunciou que o goleiro Rafael do São Paulo, substituirá Ederson do Manchester City, durante a Copa América dos Estados Unidos. No entanto, a notícia não é nada boa para o Tricolor Paulista que perderá o jogador em um momento delicado.
Uma baixa inesperada no São Paulo
O Time do Morumbi enfrentará uma ausência significativa a partir de junho. O goleiro Rafael convocado para a Copa América estará fora do time por até nove partidas, caso o Brasil avance até a final do torneio.
Assim como outros jogadores que atuam por clubes brasileiros, se apresentará à delegação no dia 3 de junho. Já os jogadores que atuam no exterior devem chegar a Orlando, nos Estados Unidos, em 30 de maio.
Se a Seleção Brasileira chegar à final, a equipe comandada por Dorival terá que jogar até 14 de julho. Durante este período, o São Paulo terá nove partidas programadas pelo Campeonato Brasileiro.
E esse número pode aumentar ou diminuir, uma vez que devido à recente tragédia no Rio Grande do Sul o campeonato está paralisado. Assim, a CBF pode remarcar algumas datas do Campeonato Brasileiro.
Um dia antes da apresentação de Rafael à seleção brasileira, no dia 2 de junho, o Tricolor enfrentará o Corinthians na Neo Química Arena, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. A expectativa é de que o goleiro esteja disponível para o clássico.
Uma referencia no gol
Rafael foi chamado por Dorival para substituir Ederson, do Manchester City, que sofreu uma fratura facial e foi cortado da Copa América. Ambos trabalharam juntos em 2023, quando o Tricolor conquistou de forma inédita a Copa do Brasil.
Em 2024, Rafael continua titular absoluto sob o comando de Luis Zubeldía. Ele já disputou 23 partidas, sofrendo 22 gols. Nesta temporada, o goleiro foi protagonista da conquista da Supercopa do Brasil sobre o Palmeiras. O titulo foi decidido nos pênaltis, com o goleiro defendendo duas cobranças.
Quais jogos acontecerão durante a Copa América?
Com o titular ausente, é provável que Jandrei, o reserva imediato, ganhe mais oportunidades. Além disso, há jovens talentos como Young e Leandro, da base, como opções no elenco.
Confira os jogos em que Rafael irá desfalcar o São Paulo:
- 12/06 – Cuiabá (C)
- 15/06 – Vasco (F)
- 19/06 – Criciúma (C)
- 22/06 – Bahia (C)
- 26/06 – Athletico-PR (F)
- 29/06 – Red Bull Bragantino (F)
- 03/07 – Atlético-MG (F)
- 06/06 – Grêmio (C)
- 10/07 – Juventude (F)