São Paulo: Paralisação do Brasileiro garante “pré-temporada” a Zubeldía
Competição teve duas rodadas paralisadas
Ao assumir o São Paulo logo após a terceira rodada do Brasileirão, o técnico Luis Zubeldía estava ciente da longa maratona de jogos em sequência e do pouco tempo para treinar. Desde sua chegada, ele enfatizou que a falta de tempo para treinos não seria desculpa em caso de maus resultados.
A equipe reagiu positivamente e, desde então, não conheceu mais a derrota. Em uma sequência de sete jogos, conquistou cinco vitórias e dois empates. Agora, o São Paulo terá um inesperado tempo de respiro no calendário para treinar e recuperar os atletas.
Pré-temporada no Tricolor
Devido à suspensão das duas próximas rodadas do Brasileirão devido às enchentes no Rio Grande do Sul, o São Paulo terá sete dias sem jogos, um período inédito na gestão do argentino.
O confronto com o Cruzeiro, que seria na segunda-feira (20), foi adiado e ainda não tem data definida. O time terá folga no sábado e domingo, voltando aos treinos na segunda-feira pela manhã.
Os compromissos da equipe
Após o empate com o Barcelona de Guayaquil na última quinta-feira, pela Conmebol Libertadores, o São Paulo enfrentará o Águia de Marabá na próxima quinta-feira, pela Copa do Brasil, em casa, com uma boa vantagem, já que venceu a partida de ida por 3 a 1.
“Eu sempre disse que não era uma desculpa não ter treinos e ter jogos a cada três dias. Os jogadores estão bem. Estão entendendo certas situações que têm que fazer com a bola, certos princípios sem a bola”, disse Zubeldía durante entrevista após a última partida.
“Quanto mais treinamento melhor, porque descansamos um pouco os jogadores que têm muitos minutos. E com o treinamento podemos equiparar o grupo para que todos tenham um nível adequado físico.”
O desgaste físico tem sido uma preocupação constante no São Paulo, que enfrenta uma série de lesões no elenco. Contra o Barcelona, Zubeldía optou por poupar Rodrigo Nestor e Bobadilla.
A sequência de jogos do time não inclui viagens: após o duelo contra o Inter, em Porto Alegre, pela oitava rodada do Brasileirão, também adiado, o São Paulo enfrentará o Águia, Talleres (Libertadores), Corinthians (em Itaquera) e Cuiabá, os dois últimos pelo Brasileiro, na capital paulista.
Aposta em Juan
Luis Zubeldía tem adotado uma postura firme ao dar oportunidades a jogadores criticados pela torcida do São Paulo. Apesar das críticas e do histórico recente, o treinador confia em suas próprias expectativas e experiências para apoiar os jovens talentos do Tricolor, como o atacante Juan, de 22 anos.
Juan, formado em Cotia, tem sido alvo de críticas dos torcedores, principalmente por falhar em converter gols considerados fáceis. Em partidas contra o Águia de Marabá e o Fluminense, duas das três vezes em que foi escalado como titular por Zubeldía, o centroavante desperdiçou oportunidades claras, inclusive algumas sem goleiro na área.
“É um atacante, para mim, é o mais centroavante depois do Calleri. É um jogador que permanentemente está dando opções profundas, tratando de marcar um movimento profundo. Depois, sempre digo o que passei com o Cano, no Lanús, onde tinha o Pepe Sand, que foi um goleador na Argentina.”