Botafogo: Rafael volta a lesionar e passa por cirurgia no joelho
Jogador é mais uma baixa para Artur Jorge
O lateral-direito Rafael passou por uma cirurgia no joelho para ajudar na recuperação da patela. O procedimento foi realizado para colar o osso, semelhante ao que o jogador do Botafogo já havia passado no ano passado. A expectativa é que ele esteja liberado para jogar em quatro semanas.
O jogador sofreu uma fratura na patela no último dia 14 de abril, no mesmo joelho que lesionou em 2023. Na temporada passada, ele ficou oito meses sem jogar para se recuperar de um rompimento no tendão patelar.
O retorno após lesão
Depois da penúltima lesão, ele foi relacionado para quatro jogos e atuou em três, totalizando 68 minutos em campo, seguindo o cronograma de retorno gradual pós-recuperação. O último jogo foi na Libertadores, contra o Junior Barranquilla, há 10 dias.
Prestes a completar 34 anos, o defensor deu uma entrevista recente à BotafogoTV na qual confirmou que se aposentará no fim do ano, independente da situação.
Torcedor declarado do clube, Rafael sofreu com lesões desde que chegou ao Botafogo em 2021. Quando se machucou na penúltima vez, vivia seu melhor momento no Alvinegro. Nos três jogos em que participou em 2024, também fez boas atuações, inclusive com uma assistência.
Jogador fala sobre a sua aposentadoria
O lateral-direito do Botafogo não seguirá como jogador a partir de 2025. Rafael revelou no podcast do Botafogo os seus planos para o futuro.
O jogador afirmou que não pretende continuar a carreira dentro das quatro linhas, independentemente da temporada que fizer com o Alvinegro neste ano.
“Final do ano eu paro, não vou mudar de ideia. Posso ser campeão, ser o melhor lateral do Brasileiro, que, ainda sim, eu vou parar. As lesões foram muito parte do motivo. Tive crise de ansiedade, muita coisa aconteceu… Em casa mesmo, você começa a ser de um jeito que você não é. Eu estava até perto de parar no final do ano, mas não quero parar desse jeito. Quero jogar e terminar bem, física e mentalmente. É muito difícil, porque essas lesões vão te minando.”
As lesões do jogador
As lesões, principal motivo apontado por Rafael para decidir parar, têm sido frequentes desde que chegou ao Botafogo em 2021. Na última temporada, o lateral ficou afastado dos campos por oito meses para tratar de um rompimento no tendão patelar do joelho direito.
Rafael voltou a ser relacionado junto do elenco em março deste ano, na segunda semifinal da Taça Rio, contra o Sampaio Corrêa, em que o Botafogo venceu por 2 a 1.
“Uma coisa que eu aprendi nas lesões é que muita das vezes você acha que está bem. Mas só que está te afetando, no jeito que você vive, nas coisas que você faz no dia a dia. As pessoas as vezes não percebem, mas afeta o seu jeito de ser. Porque é o tipo de coisa que você fala “não, não vai me afetar”, mas já está te afetando, porque você está diferente, está agindo diferente, muda o seu jeito de ser. Eu reparo quando a Carla (esposa) me fala. Você não repara, não consegue ver. E ainda sim está acontecendo. É o desgaste mental, é inconsciente. Eu decidi, vou parar no final do ano.”