Como Gabigol conseguiu efeito suspensivo e voltará a jogar pelo Flamengo? Entenda
Decisão favorecerá o jogador que estava suspenso até 2025
Nesta terça-feira (30), a Corte Arbitral do Esporte (CAS), acatou o pedido de efeito suspensivo, e Gabigol está liberado para voltar a treinar e jogar pelo Flamengo. O jogador havia sido suspenso até março de 2025 por tentativa de fraude no exame antidoping.
Como Gabigol conseguiu voltar a jogar pelo Flamengo
No início do mês de abril, a defesa do jogador entrou com um pedido do efeito suspensivo no CAS. Após cinco semanas, o pedido foi acatado por unanimidade no conselho, em medida tomada por dois ingleses e um suíço.
A decisão da corte suíça seguiu as expectativas da defesa, que estava segura na liberação e espera outra decisão favorável para o julgamento. Em depoimento para o site GE, Bichara Neto, um dos representantes de Gabriel Barbosa no caso, celebrou a decisão.
“Cumprimos uma primeira etapa importante do processo de reversão da decisão e continuaremos trabalhando para que a decisão de mérito confirme essa expectativa”, disse Bichara
Entenda o caso
Gabriel Barbosa foi acusado de dificultar a realização do exame antidoping. Ainda que tenha realizado o procedimento e testado negativo, de acordo com o artigo, a atitude relatada pelos oficiais de coleta se encaixa como “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle” assim, o atacante respondeu pelo artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem.
Segundo os relatos dos responsáveis pelo exame, Gabigol não se dirigiu a eles antes do treino, após a atividade os ignorou e foi almoçar. O atacante tratou a equipe com desrespeito, não seguiu os procedimentos indicados, pegou o vaso coletor sem avisar a nenhuma das autoridades, irritou-se ao ver que o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta e, ao fim, entregou o vaso aberto, contrariando orientação recebida.
Este processo é conhecido como doping surpresa é realizado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e ocorre sem aviso prévio nos centros de treinamentos dos clubes.
Quando Gabigol deve volta a jogar?
Não existe uma data exata para a volta do jogador aos gramados. A decisão permite que o atacante possa ser reintegrado, apesar de estar seguindo uma rotina de treinamentos em sua casa. Gabriel deverá ser reavaliado pela comissão técnica.
Gabigol não entra em campo desde a vitória no clássico contra o Fluminense vencido pelo Rubro-Negro por 2 a 0, na fase de classificação do Carioca, no dia 25 de fevereiro. Em 2024, o atacante marcou dois gols em oito partidas.