Lula é a favor de que Robinho cumpra sua pena no Brasil
O Supremo Tribunal de Justiça decidirá no próximo dia 20 de março se o jogador Robinho poderá cumprir sua pena no Brasil. O jogador foi condenado a nove anos por estupro na Itália. O presidente Lula em suas redes sociais foi favorável à condenação.
O Caso Robinho
O ex-jogador foi condenado a nove anos de prisão pela participação no estupro coletivo de uma albanesa em Milão, em 2013. A vítima relatou que foi embriagada e posteriormente abusada sexualmente por seis homens enquanto estava inconsciente.
Os advogados alegaram que a relação foi consensual. Além da pena, Robinho também foi condenado a pagar uma indenização à vítima no valor de 60 mil euros (cerca de R$ 322 mil).
A condenação do ex-atacante na Itália foi baseada principalmente em gravações de ligações, o que foi usado como argumento pela defesa no STJ para que ele não cumprisse a pena ou fosse preso no Brasil.
No entanto, agora as coisas parecem que irão mudar. De acordo com informação da jornalista Carolina Brígido, o STJ vai decidir se a sentença da Justiça italiana será homologada, ou seja, validada para o cumprimento da pena no Brasil.
O julgamento acontecerá na Corte Especial do Supremo Tribunal de Justiça, formada pelos 15 ministros mais antigos do tribunal. Alguns ministros consultados pela jornalista revelaram em sigilo que a tendência é que a sentença seja homologada.
Presidente Lula é favorável a prisão
Em suas redes sociais, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva se mostrou favorável ao cumprimento da pena no Brasil. E ainda frisou que “todos que cometem este crime devem ser presos”.
“Todos que cometeram crime de estupro precisam ser presos. As pessoas precisam aprender que relação sexual não é apenas o desejo de uma parte.
É a concórdia das partes que estão em jogo. Um homem que comete esse tipo de crime de forma coletiva e ainda acha que não cometeu? Cria vergonha. Estupro é um crime imperdoável. As pessoas tem que ser julgadas e condenadas por isso.
O Robinho já foi condenado na Itália e era para ele já estar cumprindo pena aqui. Agora vai ser julgado no Brasil e eu espero que ele pague o preço da irresponsabilidade de ser um jovem que teve mais oportunidades do que 99% dos jovens brasileiros, que ganhou muito dinheiro, e que fez isso com uma menina”, postou Lula no X (antigo Twitter).