Globo fecha acordo de exclusividade com clubes da Libra
A Rede Globo fechou contrato de exclusividade nos diretos de transmissão do Campeonato Brasileiro com os times da Libra. Deste modo, as plataformas da empresa poderão exibir os jogos como mandante dos times de 2025 a 2029. Agora a platinada terá de negociar com mais dois blocos.
Rede Globo mostra sua força
A emissora carioca detém os direitos de transmissão exclusiva do Brasileirão até 2024. Para evitar algo semelhante ao que aconteceu com os campeonatos estaduais e com a Libertadores nos últimos anos, a Platinada corre contra o tempo para ter todos os times da elite.
Agora a Global conta com boa parte dos times que estão presentes na Série A. Isso porque a Libra conta com: Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vitória. Outras equipes ainda podem aderir ao bloco.
As equipes vem negociando uma renovação de contrato faz tempo. Durante um determinado Período se cogitou até a criação de uma Liga que não saiu do papel.
Segurança e confiabilidade
O CEO da Libra, Silvio Matos, explicou todo o processo dos clubes da entidade até chegar ao acordo final firmado com a Globo. O executivo ainda frisou o fato da Platinada ser a melhor parceira e o fato da emissora “conhecer o futebol brasileiro”.
“Conversamos com absolutamente todos os diversos agentes do mercado e grupos de mídia.
Entendemos que o modelo de distribuição de conteúdo do Campeonato Brasileiro vai evoluir e teremos novas plataformas participando desta arena, mas para isso fazer sentido estratégico e gerar mais valor financeiro, precisamos de passos anteriores como o alinhamento dos blocos comerciais, a aproximação para a formação da Liga com todos os clubes, uma visão de produto e o cuidado com inúmeros aspectos que precisam ser discutidos e definidos pelos clubes como fairplay financeiro, padronização da publicidade, calendário e muitos outros.
A Globo não é apenas a melhor parceira, é também a empresa que mais conhece o futebol brasileiro. Por dentro e por fora. Dos clubes à audiência. A Globo tem uma simbiose cultural e histórica com o futebol brasileiro e junto com a Libra irá contribuir cada vez mais com esse processo” disse o CEO.
Fernando Manuel diretor de direitos esportivos da Rede Globo, celebrou a renovação do contrato.
” Estamos felizes com a confiança que os clubes Libra têm na experiência que a Globo oferece para os torcedores. É um primeiro grande passo na continuidade desse trabalho. Seguimos acreditando na união de todos os clubes em favor de uma Série A cada vez melhor e mais competitiva”, disse Fernando.
Quem mais pode chegar?
Atualmente existem dois blocos Libra e Grupo Forte Futebol, esses grupos detém as equipes da Série A, além de Coritiba e Santos da Série B.
Até o momento, o Forte Futebol segue negociando com a Rede Globo. Neste lado estão Athletico-PR, Atlético-GO, Criciúma, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Inter e Juventude.
E recentemente, o grupo contou com a adesão dos clubes do Grupo União: Botafogo, Coritiba, Cruzeiro e Vasco. O Corinthians negocia isoladamente os direitos de transmissão.