Pacotão de DEMISSÃO na CBF antes do anúncio de Rodrigo Caetano
Mudanças significativas na CBF antes do anúncio de Rodrigo Caetano
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) está passando por uma fase de grandes transformações. Ramon Menezes e Branco, figuras importantes no departamento de seleções, estão prestes a serem demitidos pelo presidente Ednaldo Rodrigues. Este evento precede a chegada de Rodrigo Caetano, que assumirá como diretor de seleções.
Um reflexo do desempenho no Pré-Olímpico da Venezuela
O Brasil não conseguiu se classificar para os Jogos de Paris-2024 após perder para a Argentina por 1 a 0 no Pré-Olímpico da Venezuela. Este resultado levou a CBF a tomar medidas drásticas, resultando na demissão de Ramon Menezes e Branco.
“Não podemos ignorar o desempenho da equipe. Precisamos fazer mudanças para garantir um futuro melhor para o futebol brasileiro”, disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
Rodrigo Caetano assumirá como diretor de seleções
A partir da próxima semana, Rodrigo Caetano assumirá como diretor de seleções. Ele já tem uma reunião marcada com Ednaldo Rodrigues, na sede da CBF. Caetano, que tem uma vasta experiência no mundo do futebol, terá autonomia para definir as novas diretrizes e os novos contratados para todas as categorias da equipe nacional.
Nota: Juan, ex-zagueiro e dirigente no Flamengo, também está em negociações com a CBF.
Mudanças no departamento de futebol da CBF
Além de Ramon e Branco, outra mudança significativa é a saída de Phelipe Leal, técnico da seleção sub-17. Ele pediu demissão e vai trabalhar com André Jardine, no América do México.
Dudu Patetuci, técnico da sub-15 contratado por Branco, também não deve permanecer na CBF.
Hamilton Correia, administrador que esteve na CBF por 10 anos, também deixou a confederação para trabalhar na seleção feminina dos EUA.
Quedas precoces e questionamentos
As eliminações consideradas precoces nos Mundiais Sub-17 e Sub-20 aumentaram os questionamentos sobre o trabalho de Ramon Menezes. Mesmo que o Brasil tivesse conseguido se classificar para Paris, a má performance da equipe teria deixado o técnico em risco.
Ramon Menezes chegou à Seleção no início de 2022 para conduzir a equipe Sub-20. Durante sua gestão, a equipe conquistou o Sul-Americano sub-20 e o Pan-Americano com o time Sub-23. No entanto, os problemas com a liberação de atletas e os questionamentos ao modelo de jogo do Brasil foram constantes.
O legado de Branco
Branco, ex-lateral e tetracampeão do mundo, deixa a CBF após duas passagens como coordenador das seleções de base. Durante sua gestão, a seleção conquistou diversos títulos, incluindo um mundial sub-17 e uma medalha de ouro olímpica em Tóquio-2020.
As mudanças na CBF são um reflexo do desempenho recente das seleções de base. Com Rodrigo Caetano assumindo como diretor de seleções, espera-se uma nova fase para o futebol brasileiro. No entanto, apenas o tempo dirá se essas mudanças trarão os resultados esperados.
Brasil Sub-23 é Eliminado dos Jogos de Paris após Derrota para Argentina
O Brasil Sub-23 sofreu mais uma derrota, dessa vez para a Argentina por 1 a 0, em Caracas, neste domingo, encerrando suas esperanças de participar dos Jogos Olímpicos de Paris. Comandados por Ramon Menezes, os brasileiros não conseguiram se classificar no Torneio Pré-Olímpico da Venezuela, encerrando a competição com apenas três pontos.
A eliminação foi quase vexatória. Sem ânimo e sem poder de reação, a Seleção Brasileira perdeu o Paraguai e venceu Venezuela. A decisão foi contra a Argentina. No duelo, os argentinos foram os melhores – venceram por 1 a 0, com gol de Gondou, já no fim do segundo tempo.
É a primeira vez desde Atenas 2004 que Seleção Canarinho não estará no torneio olímpico de futebol masculino.
Gol Decisivo
O gol da vitória argentina foi marcado por Gondou aos 32 minutos do segundo tempo, selando a eliminação do Brasil da disputa olímpica. Enquanto os argentinos asseguraram sua vaga em Paris com cinco pontos na tabela.