Ex-jogador do Benfica, pai de António Oliveira fala sobre a carreira do filho
Toni Oliveira é um ex-jogador e ídolo do Benfica que soma passagens pelo clube português tanto como jogador como treinador. Além das funções dentro e fora de campo, também é pai de António Oliveira, e durante entrevista, comentou sobre a carreira de seu filho.
Toni abre o jogo sobre seu filho
Atualmente com 77 anos, Toni Oliveira foi multicampeão como jogador pelo Benfica. Ao todo foram 14 títulos. Também foi no Glorioso onde iniciou sua carreira como treinador. Posteriormente também somou passagens por times como Bordeaux, Sevilla e Al-Ahly, do Egito.
Durante entrevista para o site GE, Toni falou sobre a carreira do Filho, António Oliveira como jogador e treinador.
“É natural que o filho herde a paixão pelo futebol, mas o António fez uma carreira acadêmica na universidade e ao mesmo tempo foi jogando em times menores, acabou fazendo curso, mestrado e teve a experiência de jogo e juntou a ciência do treino, se preparou para uma função de grande exigência, soube se preparar e agarrar a oportunidade”, disse
António teve uma curta carreira como jogador de futebol restrita apenas aos times de Portugal. Foi revelado na base do Benfica, também passou por Braga, Santa Clara, Casa Pia, Oriental e Fabril Barreiro, até encerrar a sua carreira em 2011 com apenas 29 anos.
Após pendurar as chuteiras, António Oliveira realizou um estágio na base do sub-17 do Benfica. Sua primeira oportunidade como treinador foi ao lado do pai como seu auxiliar no Tractor do Irã entre 2012 a 2016. Posteriormente foi indicado para trabalhar na comissão técnica de Jesualdo Ferreira no Santos.
“Ele trabalhou comigo antes do Jesualdo, duas ou três vezes no Irã, um clube muito especial, onde vi que cada vez mais ele era treinador. Ele tem uma história muito rápida aqui, uma paixão pelo futebol, pelo jogo e outros fatores que aumentaram sua bagagem como treinador. Tudo que tem conquistado tem sido por ele. O desafio da passagem pelo Brasil tem sido importante em seu crescimento como treinador”, revelou.
António Oliveira no Corinthians
Recentemente António foi contratado pelo Corinthians, e seu pai comentou sobre a oportunidade no Alvinegro, além de elencar as qualidades de seu filho que podem ser fundamentais para o time paulista neste momento.
“Não sou agente ou mentor do António, procuro apenas nos momentos menos bons, porque na vida de um treinador há altos e baixos, estar ali aconselhando para que nunca desista.
Ele tem aquilo que é fundamental para um treinador: liderança, essa você não compra no mercado, ou tem ou não tem; comunicação, hoje é algo fundamental até pelas redes sociais para dentro do clube, da equipe e com jogadores e com a imprensa para falar antes e depois do jogo; conhecimento, que é determinante compreender o jogo e entender que não se sabe tudo de futebol, não se resume apenas tático, tem que prestar atenção no jogador e no homem.”, pontuou
Toni atualmente é comentarista esportivo no canal 11 de Portugal. Por conhecer bem o futebol brasileiro, assim como a cobrança sobre os treinadores, o ex-jogador analisou o que espera da passagem de António Oliveira no Corinthians.
“É necessário perceber quais os objetivos que o Corinthians tem, a gente sabe que um clube da dimensão do Corinthians exige, mas que meios dou para que os objetivos possam ser alcançados? A segunda maior torcida do Brasil precisa também entender que há coisas a fazer. O Corinthians é sempre um candidato a ganhar tudo que disputa, mas precisa ser um candidato real”, finalizou