BOTAFOGO pagará por Luis Henrique 75% de seu faturamento em 2022
O Botafogo fez a maior contratação de sua história, o atacante Luis Henrique do Betis chega como o grande reforço para a temporada de 2024. E o valor pago pelo jogador é o equivalente a quase toda receita líquida do clube no ano de 2023.
Luis Henrique cobiçado
Luiz foi revelado pelo Fluminense, e atualmente estava defendendo o Real Bétis da Espanha. Porém, no início de 2024 foi bastante cobiçado por diversos clubes. Dentre eles o Tricolor Carioca que chegou mais perto de contratá-lo
Porém, após muita negociação e jogo duro do time espanhol, o Flu desistiu de repatriar seu ex-jogador. E foi aí que entrou em cena o Botafogo de John Textor.
O Glorioso fez a maior contratação de sua história ao trazer o Luiz Henrique pelo valor de 20 milhões de euros (R$ 106,6 milhões). Esse valor representa 75% da receita líquida da SAF no ano de 2022.
Porém, para entender a contratação de Luis Henrique pelo Glorioso é preciso compreender melhor os negócios do proprietário do clube Jonh Textor.
A união faz a força
O investidor norte-americano e proprietário do clube faz negócios considerando seu grupo de clubes, o Eagle Football. Inclusive a transação inicialmente seria feita com o Lyon, que pertencente ao grupo e será o destino do atleta.
Resumindo a história, seria difícil para qualquer clube brasileiro arcar com a contratação de Luis Henrique com recursos próprios. Porém, para o Botafogo o negócio se demonstrou menos complicado.
De forma resumida, o ponta chega ao Botafogo, visando uma transferência futura para o Lyon. Esse retorno ao futebol europeu mais valorizado poderá trazer um lucro maior para o grupo.
Apesar de poder contratar Luis Henrique diretamente pelo Lyon, a opção de contratá-lo pelo Botafogo faz parte de uma estratégia de Textor não revelada.
Em baixa na Espanha
Henrique chegou ao Real Bétis em 2022, assinado contrato até 2028. Apesar de uma boa primeira temporada, em 2023, ficou em baixa. Com poucas chances no time titular, a equipe aceitou negociá-lo.
Com a camisa do Betis disputou 63 partidas marcando quatro gols e 10 assistências.