Empresas ABANDONAM a GLOBO e não irão patrocinar o futebol
A emissora segue com contratos bilionários
A Rede Globo perderá dois dos atuais patrocinadores das transmissões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil em 2024. A empresa farmacêutica Hypera Pharma e a marca de cosméticos Nivea não têm planos de continuar expondo suas marcas nessas competições nacionais.
Apesar disso, a emissora já tem a participação confirmada de boa parte de seus patrocinadores. Ao todo, seis empresas renovaram seu apoio. São elas: Amazon, Ambev, Betnacional, Fiat, Vivo e Itaú. No caso desta última, o banco vai completar 32 anos como patrocinador do futebol na maior emissora do país, representando o contrato mais duradouro de publicidade na TV brasileira.
Novos patrocinadores
Apesar das duas baixas, a Globo planeja preencher os oito espaços disponíveis para os torneios nacionais que possui. Uma marca de cosméticos já está em negociações avançadas para ocupar o espaço deixado pela Nivea.
Para o espaço deixado pela Hypera, a Globo está em processo de negociação com outras empresas. A intenção é concluir todas as negociações antes do final de 2023 e anunciar os acordos no Jornal Nacional, seguindo a prática habitual da emissora para divulgação de pacotes comerciais.
Valores bilionários
Com os contratos já firmados, a Globo assegurou uma receita de R$ 1,560 bilhão exclusivamente para as transmissões dos jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil. Se todas as negociações se concretizarem conforme o planejado e os outros dois espaços forem preenchidos, a projeção é de uma receita total de R$ 2,080 bilhões. Este é considerado o negócio publicitário mais oneroso da televisão brasileira.
Vale destacar que o pacote comercial abrange exclusivamente as transmissões da liga nacional e das fases eliminatórias do futebol brasileiro. Partidas da seleção brasileira, da Libertadores e do futebol feminino são comercializadas separadamente, contribuindo ainda mais para o aumento da receita.
Para o Brasileirão e a Copa do Brasil, a Globo se compromete a transmitir 46 eventos em 2024. Na TV aberta, isso inclui as 38 rodadas do primeiro torneio e mais oito jogos do segundo. No caso do mata-mata, a emissora inicia suas transmissões a partir das oitavas de final.
Rede Globo se pronuncia
Em nota ao portal F5, a Rede Globo confirmou a renovação de patrocínios, assim como a entrada de mais cotas de publicidades. Confira a seguir ela na íntegra:
“A Globo confirma a renovação de seis cotas de patrocínio para o projeto comercial Futebol 2024 e a entrada de uma nova marca, ocupando a sétima cota. Em negociações para a oitava cota, comunicará em breve o quadro completo de patrocinadores.
Vale reforçar que o próximo ano será muito especial para as transmissões esportivas da empresa em todas as plataformas, com grandes oportunidades para marcas. Além do projeto Futebol 2024, a empresa exibirá partidas de torneios como Copa do Brasil, Copa América, Mundial de Clubes, Eurocopa e também do futebol feminino, com a Supercopa e o Campeonato Brasileiro.
A toda essa entrega, somam-se ainda os Jogos Olímpicos de Paris, com cobertura completa, e oportunidades comerciais, em 200 horas de transmissão na TV Globo, quatro canais dedicados no sportv, 45 sinais com conteúdo ao vivo no Globoplay, além de muita informação no ge”.