Acertado com o SANTOS, Diego Pituca se despede de clube
Jogador estava no Kashima Antlers, desde 2021
Acertado com o Santos, Diego Pituca encerrou sua trajetória no Kashima Antlers com a última partida no último domingo (3). O jogador se despediu do clube com a vitória, por 2 a 1, sobre o Yokohama FC. O jogo foi válido pela última rodada do Campeonato Japonês.
Com o fim da sua trajetória no Kashima Antlers, o jogador volta ao futebol brasileiro. Isso porque o meio-campista já está acertado para retornar ao Santos na próxima temporada.
Despedida no Kashima Antlers
Diego Pituca foi um dos principais jogadores da equipe japonesa nesta temporada. O meio-campista participou de 37 dos 44 jogos do clube nesta temporada, marcando três gols e fornecendo uma assistência.
O meia está no time desde 2021, acumulando 109 aparições e oito gols ao longo desse período. Por sua passagem, foi muito aclamado pela torcida. Nas redes sociais, o Kashima Antlers compartilhou uma série de fotos do jogador brasileiro Diego Pituca e escreveu: “sempre pela equipe”.
Acertado com o Santos
O destino do jogador já estava selado desde a metade desta temporada. Isso porque Diego Pituca retorna ao Brasil, onde irá vestir novamente a camisa do Santos.
O Peixe anunciou a contratação do jogador de 31 anos em julho deste ano. De acordo com a divulgação do time, o acerto foi de um contrato válido por quatro anos. Na época, a diretoria do Santos tentou obter a liberação imediata de Diego Pituca junto ao Kashima Antlers, mas não teve sucesso.
O clube japonês se negou a liberar o jogador sem o pagamento da multa rescisória de 4 milhões de dólares (cerca de R$ 20 milhões). Diante da negativa, o meio-campista permaneceu no clube japonês até o final da temporada.
Na pré-temporada no início de 2024, Diego Pituca passará por exames. Logo depois, o volante já se integrará ao elenco do Santos.
Carreira pelo Santos
Diego Pituca chegou ao Santos em 2017. Na época, ele integrava a equipe sub-23 do clube, que atualmente não existe mais. Após se destacar, o meia foi promovido para a equipe principal pelo técnico Jair Ventura.
O treinador passou a escalá-lo com frequência e, rapidamente, se firmou na equipe profissional. Com pouco tempo de clube, já conquistou a torcida alvinegra. Pituca teve atuações consistente ao longo das temporadas e desenvolveu uma forte identificação com o Santos. Hoje, ele se declara torcedor do clube.
Ao todo, o meia contribuiu com o Alvinegro Praiano com oito gols e oito assistências. Até agora, foram 155 compromissos com a camisa do clube.
Sua passagem pelo clube da Vila Belmiro foi marcada por momentos importantes, como a participação na final da Libertadores em janeiro de 2021. O jogador deixou o time logo após o vice-campeonato do torneio continental.
Na época, Pituca foi vendido para o Kashima Antlers por 1,6 milhão de dólares (cerca de R$ 8,2 milhões). A negociação, inclusive, tinha sido concetrizada pelo então presidente do clube, Andres Rueda.