Onana pode ser afastado do Manchester United por regra da FIFA; entenda

Regra pouco conhecida da FIFA pode afastar o goleiro André Onana do Manchester United; saiba mais

Apesar  de mostrar alguma melhora nos últimos jogos, André Onana voltou a falhar diante do Galatasaray pela Champions League na última quarta-feira (29) e, como consequência, as duras críticas ao goleiro retornaram. E acredite, a coisa ainda pode ficar pior, pois ele pode ser punido pela FIFA e ficar de fora do Manchester United durantes as próximas semanas.

Entenda o caso

Essa possível punição aconteceria em uma situação envolvendo a seleção camaronesa e a Copa Africana de Nações, que acontecerá entre janeiro e fevereiro de 2024. A participação do goleiro no evento está em risco.

Um jogador que tenha sido convocado pela sua federação para uma das suas equipes representativas não tem, salvo acordo em contrato da federação relativa, o direito de jogar pelo clube no qual está inscrito durante o período para o qual ele foi liberado ou deveria ter sido liberado, de acordo com as disposições de documento regulamentador, acrescido de um período adicional de cinco dias.

Qual sanção a Fifa pode impôr ao goleiro?

André Onana está considerando recusar a convocação para a seleção camaronesa e abrir mão de participar do torneio continental. Isso seria uma tentativa do goleiro focar mais no Manchester United, especialmente após um início complicado. Ele foi adquirido por 55 milhões de euros (cerca de 297 milhões de reais) da Inter de Milão e já sofreu 33 gols em 20 partidas.

Críticas constantes

Recentemente, o arqueiro tem sido alvo de críticas, levando às especulações sobre a possibilidade de dar oportunidade a Altay Bayındır, goleiro turco contratado pelos Red Devils no mercado de transferências, para ocupar a reserva. O ex-jogador do Fenerbahçe tem conquistado reconhecimento na Inglaterra, e alguns setores defendem sua titularidade neste momento.

Recusar a convocação não adiantará

No entanto, Onana pode ser um desfalque para o Manchester United, mesmo que recuse a convocação por Camarões. O “The Sun” revelou uma regra da Fifa que proíbe os jogadores de atuarem pelos clubes durante o período em que estão convocados por suas seleções, a menos que haja um acordo entre as partes.

Veja o que a FIFA diz sobre o assunto

Um jogador que tenha sido convocado pela sua federação para uma das suas equipes representativas não tem, salvo acordo em contrário da federação relevante, o direito de jogar pelo clube no qual está inscrito durante o período para o qual ele foi liberado ou deveria ter sido liberado de acordo com as disposições do documento regulamentador, acrescido de um período adicional de cinco dias.

Agora resta saber como Erik Ten Hag lidará com com a situação.

Os próximos cinco jogos do Manchester United

Premier League – 14ª rodada

Newcastle x Manchester United – sábado (2/12), às 17h (de Brasília), no Estádio St. James’ Park, Newcastle upon Tyne – Transmissão: ESPN (TV fechada) ou Star Plus (streaming).

 

Premier League – 15ª rodada

Manchester United x Chelsea – quarta-feira (6/12), às 17h15 (de Brasília), no Estádio Old Trafford, Manchester – Transmissão: ESPN (TV fechada) ou Star Plus (streaming).

 

Premier League – 16ª rodada

Manchester United x Bournemouth – sábado (9/12), às 12h (de Brasília), no Estádio Old Trafford, Manchester – Transmissão: ESPN (TV fechada) ou Star Plus (streaming).

 

UEFA Champions League – 6ª rodada do grupo A

Manchester United x Bayern de Munique – terça-feira (12/12), às 17h (de Brasília), no Estádio Old Trafford, Manchester – Transmissão: TNT (TV fechada) ou HBO Max (streaming).

 

Premier League – 17ª rodada

Liverpool x Manchester United – domingo (17/12), às 13h30 (de Brasília), no Estádio Anfield Road – Transmissão: ESPN (TV fechada) ou Star Plus (streaming).

 

Vale sempre lembrar que os horários dos jogos podem ser alterados.

 

Aqui no site Bet Futebol você fica por dentro de tudo o que rola no futebol brasileiro e internacional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.