Confira a matemática do Cruzeiro para EVITAR o rebaixamento; faltam 3 RODADAS

Time pode garantir permanência na próxima rodada do Brasileirão

Na última segunda-feira (27), o Cruzeiro conseguiu deixar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O time mineiro venceu o Goiás, por 1 a 0, em Goiânia. Porém, essa vitória não garante que a equipe não esteja mais correndo riscos de queda para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Situação do Cruzeiro

Atualmente com 44 pontos, o Cruzeiro aparece em 13º lugar, quatro posições acima da zona de descenso. Com isso, tem três pontos a mais que o Bahia, com 41 tentos. O clube de Salvador é o primeiro dentro do Z-4. Entre a Raposa e o Tricolor, estão: Corinthians (44), Santos (43) e Vasco (42.

Vale destacar que o primeiro critério de desempate é o número de vitória. Com o triunfo diante o Goiás, o Cruzeiro chegou a 11 – mesmo número de Santos, VascoBahia. Além disso, tem uma a mais que o Corinthians.

Enquanto isso, o segundo critério é o saldo de gols. Nesse quesito, o Cruzeiro tem vantagem em relação aos seus principais concorrentes. Dessa forma, o saldo da equipe é de 3 positivo. Já CorinthiansBahia tem -4. O Vasco está com -8. Por fim, o Santos tem -18.

Estatísticas para permanecer na Série A

De acordo com o Departamento de Estatísticas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a conta mais segura para se salvar de um possível rebaixamento é chegar aos 47 pontos – o que daria apenas 1,7% de chances de rebaixamento. Caso tenha 46 pontos, o risco sobe para 10,3%.

No entanto, caso parar nos famosos 45 pontos, meta inicial para quem quer escapar de uma possível queda, a chance é de 38,1%. Ou seja, se o Cruzeiro vencer o Athletico-PR, na próxima quinta-feira (30), está com a permanência praticamente selada na Série A. O time ainda enfrenta o Botafogo, fora de casa, e recebe o Palmeiras.

Concorrentes

Entre os concorrentes do Cruzeiro, está o Bahia. O Tricolor joga na quarta-feira (29), contra o São Paulo, em Salvador. Com isso, a Raposa precisa secar o Tricolor Baiano, assim como Vasco, Santos e Corinthians.

Vasco enfrenta o Corinthians nesta terça-feira (28), às 21h30 (horário de Brasília), no Rio de Janeiro. A partida é um confronto direto contra a zona de rebaixamento. Na quarta-feira (29), o Santos encara o Fluminense, às 19h (horário de Brasília). Já o Fortaleza joga na quinta-feira (30), contra o Bragantino, fora de casa, às 20h30 (horário de Brasília).

De acordo com o Departamento de Estatística da UFMG, o Cruzeiro diminuiu a probabilidade de queda para 6,9%. Já o Corinthians conta com 9%. O Santos tem 12,7%. Por fim, o Vasco tem 30,1% e o Bahia possui 38,5%.

Um pouco mais distante, com chances mais reduzidas de queda, está o Fortaleza, com 2,6%. O Goiás é o mais próximo da Série B, com 99,8% de chances de queda.

Próximos jogos

Com o seu destino ainda em aberto, o Cruzeiro ainda tem três rodadas para disputar e garantir a sua fuga da zona de rebaixamento. Os próximos confrontos do time são:

  • Cruzeiro x Athletico-PR, na quinta-feira (30), às 20h (horário de Brasília);
  • Botafogo x Cruzeiro, no domingo (3), às 18h30 (horário de Brasília);
  • Cruzeiro x Palmeiras, na quarta-feira (6), às 21h30 (horário de Brasília).
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.