Lula parabeniza Vinicius Junior por prêmio na Bola de Ouro 2023
O presidente também deu uma suposta alfinetada em Neymar
Em seu perfil nas redes sociais, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, aproveitou para comentar sobre a conquista de Vinicius Júnior na Bola de Ouro 2023. Apesar de não conquistar o prêmio principal, o de melhor jogador, o brasileiro foi premiado com o Prêmio Sócrates, por suas ações sociais.
Mensagem do Presidente
Em seu perfil oficial no X (antigo Twitter), o Presidente da República aproveitou para parabenizar Vinicius Júnior. Ele destacou o papel fundamental do jogador na luta contra o racismo.
Lula também citou o #NovembroNegro, mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra. O jogador, recentemente, vem sendo vítima de atos racistas na Espanha. Por isso, se tornou uma figura muito importante nessa luta.
“Meus parabéns ao @vinijr pelo Prêmio Sócrates no Bola de Ouro 2023. Prêmio que leva o nome do meu grande amigo Sócrates e reconhece iniciativas sociais no esporte. Parabéns pelo seu trabalho, lutas sociais e o combate ao racismo. O Brasil abre o #NovembroNegro com esse importante registro de luta”, escreveu Lula.
Recado para Neymar
O presidente aproveitou ainda para citar o prêmio conquistado por Lionel Messi. Lula afirmou que o camisa 10 é um grande exemplo para muitos jogadores brasileiros, o que foi apontado como uma indireta para Neymar Jr.
“O Messi deveria servir de exemplo aos jogadores brasileiros. O cara com 36 anos, campeão do mundo, com Bola de Ouro e tudo. O Messi precisa ser inspiração de dedicação para essa molecada. Quem quiser ganhar Bola de Ouro tem que se dedicar, tem que ser profissional. Não combina com farra, não combina com noitada”, escreveu ele, nas redes sociais.
Prêmio Sócrates
Na premiação da Bola de Ouro 2023, Vinicius Jr recebeu o Prêmio Sócrates por todo o seu trabalho no Instituto Vini Jr. Presidido pelo próprio atacante, a organização foi criada em 2020. O projeto tem como objetivo usar o futebol para a inovação no processo de ensino das crianças em jovens. Tem colaboração com escolas públicas, além de visar a capacitação de professores em práticas pedagógicas antirracistas.
Em seu discurso, Vini, que vem sendo um alvo constante de ofensas racistas no futebol espanhol, comentou sobre o assunto. “Estou muito feliz de receber esse prêmio, de poder ajudar tantas crianças no Brasil, no meu bairro. Saí da favela e é improvável que alguém de onde eu saí chegue aqui e fico muito feliz de poder ajudá-los e estar, claro, com tantos jogadores, pessoas importantes, é um sonho muito especial para mim estar com todos vocês”, começou.
“É muito chato sempre ter que falar sobre o racismo, mas estou preparado para isso, sempre poder falar quando for necessário, para todos seguirem fortes porque eu vou lutar por eles, espero que você (Drogba) também e todos os jogadores possam nos ajudar, é muito triste toda vida eu falar sobre o racismo, gosto de falar sobre futebol, sobre grandes jogadores que estão aqui e é muito triste. Quero pedir a força para vocês para seguirmos na luta e que as crianças que vão vir possam sofrer cada vez menos”, finalizou, sendo fortemente aplaudido.