Após dúvidas, CBF divulga áudio do VAR do gol do Cuiabá contra o Botafogo

A decisão do árbitro Wilton Pereira Sampaio e do VAR Daniel Nobre Bins foi criticada

No último domingo (29), o Botafogo sofreu mais uma derrota no Campeonato Brasileiro. Jogando no Estádio Nilton Santos, o time alvinegro enfrentou o Cuiabá, que saiu vitorioso, por 1 a 0. Porém, uma decisão da arbitragem foi bastante criticada.

Aos seis minutos do segundo tempo, o Dourado garantiu a vitória, com gol marcado por Isidro Pitta. A equipe do Mato Grosso teve o lance revisado por possível toque de mão do uruguaio, o que levantou a possibilidade de um erro da arbitragem.

CBF se pronuncia

Antes da conversa entre a equipe, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entidade que organiza o Campeonato Brasileiro, divulgou a conversa entre o árbitro de campo, Wilton Pereira Sampaio, e o árbitro de vídeo, Daniel Nobre Bins.

De acordo com a organização, não houve toque de mão do atacante uruguaio. “Ao analisar os ângulos das câmeras disponíveis, percebe que não há contato da bola com qualquer parte das mãos ou braços do atacante”, afirmou a CBF, que divulgou o áudio da conversa entre o árbitro e o VAR.

A conversa

Na jogada do gol, Denilson fez um longo lançamento. Lucas Perri se antecipou para fazer o corte, mas chutou em cima de Pitta. De forma imediata, o auxiliar do VAR anunciou a revisão por um “p0ssível toque de mão”. “Pega no peito, pega no peito”, afirmou Wilton Pereira Sampaio.

“Possível mão de ataque que a gente tem, tá?”, rebateu o VAR Daniel Nobre Bins. Porém, o árbitro de campo seguiu reafirmando que não houve nada. “Do meu ângulo eu vejo claramente peito”, disse Wilton Pereira Sampaio. “Qualquer raspada [anula o gol]. Peito aqui, agora gira todas as câmeras para ver. Vai girando”, pediu o árbitro de vídeo.

Um dos assistentes do VAR concordou com a decisão do árbitro de campo. “Para mim também foi barriga”, reforça ele. “Agiliza para a gente, agiliza para a gente, vamos”, pressionou Wilton no microfone. O lance seguiu em revisão.

Enquanto os árbitros do VAR estavam analisando o possível toque de mão, um dos assistentes de campo deu a perspectiva da jogada sobre as duas possíveis infrações cometidas por Pitta. “Em campo, para mim ele sai de trás, tá, Bins? E para mim também foi barriga”, informou o profissional.

Ainda durante a análise, o auxiliar número 2 do VAR destacou que o punho do atacante não deu qualquer indício de que houvesse tido um toque. “Vê o punho dele se movimenta ali. Não, o punho está rígido”, disse ele. Por fim, Daniel Bins deu o veredito: “A gente já confirmou que não pegou na mão dele, tá?”, concluiu o árbitro responsável pelo VAR.

Agenda

Mesmo com mais uma derrota, o Botafogo segue na liderança do Campeonato Brasileiro. Com 29 jogos disputados, o time é o 1º colocado, com 59 pontos. Logo atrás vem o Palmeiras, com 53 pontos em 30 partidas. Enquanto isso, o Cuiabá é o 10º colocado, com 40 pontos.

Na próxima quarta-feira (1º), o time alvinegro enfrenta o Palmeiras, em casa. No dia seguinte, na quinta-feira (2), é a vez do Cuiabá encarar o Vasco da Gama. As partidas são válidas pela 31ª rodada do Brasileirão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.