Revelada a pontuação mágica para evitar o rebaixamento
Veja quanto é preciso para um clube permanecer na elite do futebol e evitar o rebaixamento
Com o Campeonato Brasileiro perto do fim, as equipes da parte baixa da tabela já começam a fazer as contas contra o rebaixamento. Para isso existe a pontuação considerada suficiente para evitar a queda. Confira qual é esse número mágico.
Quantos pontos um time precisa fazer para permanecer na série A?
De acordo com o matemático Tristão Garcia, a pontuação necessária para um clube permanecer na série A em 2023 é de 46 pontos. Geralmente costuma ser 45, porém segundo o mesmo, esse número não é certo.
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), 45 pontos não é considerado tão seguro. A equipe que alcançar essa pontuação terá cerca de 7% de chance de rebaixamento. Ou seja, uma possibilidade remota, porém existente.
Para o risco ser reduzido a zero a pontuação considerada segura é de 50 pontos. Somente com este número uma equipe não teria qualquer chance de ser rebaixada.
Faltando oito rodadas para o final do Brasileirão, vamos ver quais são as situações das equipes que lutam contra o rebaixamento.
Quem tem chance de se salvar do Rebaixamento
Aqui será levado em consideração as equipes que poderiam chegar aos 45 pontos, reduzindo consideravelmente a chance de queda. Por isso, o América Mineiro não entrará nesta lista, pois o Coelho infelizmente não conseguirá atingir essa pontuação.
Lembrando que ainda faltam oito rodadas para o final do campeonato. Aqui serão explicados os cenários levando em conta quantas vitórias ou empates cada clube precisaria para chegar aos 45 ou 50 pontos.
- Coritiba: Com 23 pontos, o Coxa precisa vencer todos os próximos jogos para chegar aos 47 pontos. Ou então, somar 7 vitórias e um empate para atingir os 45.
- Vasco: Com 31 pontos, o Cruzmaltino precisa somar cinco vitórias para alcançar 46 pontos. Para chegar exatamente aos 45, precisaria de quatro vitórias e dois empates. Se almejar a casa dos 50, precisaria de algo em torno de 6 vitórias e um empate.
- Goiás: Com 32 pontos, precisaria de quatro vitórias e um empate para atingir os 45. Para chegar aos 50, seria necessário seis vitórias.
- Santos: Com 34 pontos, seriam necessárias quatro vitórias para a equipe chegar aos 46 ou seis para alcançar os 50.
- Bahia: Com a mesma pontuação do Santos, precisaria de uma campanha similar. Podendo chegar aos 45 pontos com três vitórias e dois empates ou aos 50 com quatro vitórias e quatro empates.