Vinicius Jr é alvo de mais ofensas racistas em clássico entre Barcelona x Real Madrid
A La Liga se pronunciou sobre o assunto
Neste sábado (28), o Real Madrid venceu o Barcelona, por 2 a 1. O triunfo veio após uma virada, com dois gols marcados por Bellingham. Apesar da felicidade pelo resultado positivo, o clube merengue precisou se posicionar após Vinícius Júnior ser alvo de mais ofensas racistas.
O jogador brasileiro tem sido alvo frequente das arquibancadas adversárias. Dessa vez, o Barcelona, assim como a La Liga, entidade que rege o futebol espanhol, se pronunciaram e repudiaram as atitudes.
O que diz a La Liga
Em um comunicado após a partida, a entidade afirmou que está investigando o caso e que trabalha na identificação das pessoas responsáveis pelos insultos racistas contra Vini Jr, no estádio Estádio Olímpico Lluís Companys, em Barcelona.
Vale destacar que alguns vídeos já estão circulando na internet com pessoas cometendo racismo contra Vini. Além disso, segundo o jornal Marca, um objeto semelhante a uma banana teria sido arremessado na direção do campo no mesmo momento da substituição de Vinícius, que deu lugar a Lucas Vasquez, nos minutos finais.
“A LALIGA está trabalhando com prioridade para identificar as pessoas que proferiram insultos racistas e irá, como sempre, apresentar queixa pertinente. Estamos em contato direto com a Polícia e com o FC Barcelona”, afirmou a entidade.
O que diz o Barcelona
Em nota, o Barcelona, que jogava contra o Real Madrid em casa, também se colocou à disposição das autoridades. O clube catalão afirmou que investigará os responsáveis pelas ofensas contra Vini Jr.
“O FC Barcelona defenderá sempre os valores do futebol e do desporto como o respeito pelo adversário e investigaremos qualquer insulto racista que possa ter ocorrido esta tarde durante o jogo contra o Real Madrid”, informou o Barcelona, por meio de seu comunicado.
Caso recorrente
Essa não é a primeira vez que Vinícius Júnior é vítima de ofensas racistas ao longo das partidas. O caso mais recente, também denunciado pelo atleta, foi diante o Sevilla. O adversário do Real Madrid informou que chegou a entregar um torcedor acusado de xenofobia e racismo às autoridades.
Em uma nota, o atacante brasileiro agradeceu a prontidão do Sevilla e destacou os casos recorrentes e recentes em relação a Vini. “O rosto do racista de hoje está estampado nos sites como em várias outras vezes”, começou o brasileiro.
O brasileiro seguiu com o seu desabafo. “Espero que as autoridades espanholas façam sua parte e mudem a legislação de uma vez por todas. Essas pessoas têm que ser punidas criminalmente também”, afirmou o jogador.
Vini também pediu a ajuda de autoridades e entidades do futebol, a fim de combater qualquer ato discriminatório contra atletas. “Seria um ótimo primeiro passo para se preparar para a Copa do Mundo de 2030. Estou à disposição para ajudar”, afirmou o atleta. “Desculpem parecer repetitivo, mas é o episódio isolado número 19. E contando…”, citou.
Por fim, o jogador destacou que teve acesso a uma criança, identificada como torcedor do Sevilla, que imita um macaco para insultá-lo. “Infelizmente, tive acesso a um vídeo com outro ato racista na partida deste sábado, dessa vez praticado por uma criança. Lamento muito que não haja ninguém para educá-la. Eu invisto, e invisto muito, na educação no Brasil para formar cidadãos com atitudes diferentes dessas”, finalizou.